Receita de Bife acebolado com fritas

Receita de Bife acebolado com fritas

Bife acebolado com fritas é um clássico dos restaurantes e botecos do Brasil. E não é à toa: esse prato tão simples e delicioso fica perfeito com um arroz branco bem soltinho, uma salada, uma cerveja pra acompanhar... hhhmm!

A boa notícia é que dá pra você preparar esse prato tão gostoso e tradicional na sua casa! E o melhor: seguindo as nossas dicas o seu bife vai ficar bem temperado e super suculento!

Confira o passo a passo com fotos do nosso bife acebolado acompanhado de fritas no nosso post do dia aqui no TudoReceitas!

1 convidado 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Na frigideira
Ingredientes:
Como fazer Bife acebolado com fritas:
1

Separe os ingredientes. Essa é uma receita individual e você pode usar a carne que preferir para fazer o bife: contra-filé, alcatra, patinho.

2

Tempere o bife com sal, pimenta, molho shoyu e alho amassado. Deixe pegar gosto por 15 minutos enquanto faz o resto do preparo - é importante que a carne esteja em temperatura ambiente antes de ir ao fogo, assim ela não soltará tanto líquido.

  • Se preferir, poderá preparar um prático tempero caseiro de alho e sal no liquidificador para usar nesta e noutras receitas!
3

Descasque a cebola e corte em rodelas.

4

Descasque e corte as batatas no formato que preferir para fazer suas fritas - aqui nós optamos pela clássica palito.

Dica 1: para não oxidar, coloque as batatas já cortadas em uma tigela com água enquanto corta as demais.

Dica 2: água e óleo não combinam, então antes de fritar as suas batatas seque-as bem com ajuda de um papel toalha ou pano de prato limpo. Isso vai ajudar a garantir uma batata frita sequinha e crocante.

5

Leve ao fogo uma panela com óleo novo e limpo e espere o óleo ficar quente. Frite as batatas até ficarem douradas, como na foto da direita.

6

Enquanto as batatas fritam, vamos voltar para o bife acebolado: leve uma frigideira ao fogo médio para alto. Forre o fundo com azeite e coloque o bife temperado. Deixe por 2 minutos e vire. Ao virar, acrescente a manteiga e o alho amassado que temperou o bife lá no começo. Frite por mais 3 minutos se quiser mal passado.

7

Retire o bife da frigideira e coloque nela as cebolas cortadas em rodelas.

Dica: reserve o bife num prato ou travessa coberto com papel alumínio, para que se mantenha quente enquanto você prepara a cebola.

8

Mexa bem raspando o fundo da frigideira ou panela para a cebola pegar todo o sabor do bife preparado anteriormente. Desligue o fogo assim que a cebola ficar transparente, para evitar que ela queime e fique com gosto amargo.

9

Agora é só colocar a cebola por cima do bife e as batatas fritas no prato! Poderá acompanhar este bife acebolado simples e delicioso com arroz branco e vinagrete de repolho, por exemplo.

10

Seu bife acebolado com fritas está deliciosamente pronto! Tenho certeza de que você vai amar preparar essa receita no almoço de hoje. Bom apetite!

Procurando mais receitas de carne acebolada? Veja como fazer:

  • Bife de fígado acebolado
  • Carne de sol acebolada
  • Bife de panela acebolado

Se você gostou da receita de Bife acebolado com fritas, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bifes e filés.