Receita de Biscoito chipa simples

Receita de Biscoito chipa simples

A chipa é um biscoito de queijo delicioso preparado com os ingredientes básicos: polvilho, queijo, leite, ovos e algum tipo de gordura (vegetal ou animal). Esse biscoito é muito consumido no Mato Grosso do Sul em razão das influências do Paraguai, país vizinho.

Aqui no TudoReceitas compartilho com você como fazer biscoito chipa simples do jeito tradicional. Não deixe de preparar essa delícia para a sua família, para o café da manhã ou da tarde. Esta receita de biscoito chipa simples é também uma ótima opção para vender ou mesmo para congelar e consumir em casa. Experimente!

6 convidados 45m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Biscoito chipa simples:
1

Comece por escolher um bom queijo meia cura. Se você não encontrar esse tipo de queijo para comprar, eu tenho uma dica muito especial para você mesmo fazer em casa:

  1. Compre um queijo fresco e deixe em um prato na geladeira, sem cobrir;
  2. Uma vez ao dia retire o queijo da geladeira e lave em água corrente;
  3. Volte com o queijo para a geladeira, só que agora com os lados invertidos (lado que estava para baixo agora deverá ficar virado para cima).
2

Passe o queijo meia cura por um ralador bem grosso para que, na hora de comer seu biscoito de chipa, você sinta os pedaços de queijo.

3

Agora em uma bacia bem grande, acrescente o queijo ralado, o polvilho, os ovos, a margarina e a pitada de sal. Mexa bem bem estes ingredientes da chipa tradicional.

4

Por último, vá pingando leite bem aos pouquinhos e sovando a massa de chipa até que desgrude das mãos. Nesse momento você pode transferir a massa para uma bancada, para facilitar o trabalho.

5

Separe pequenas porções da massa, boleie bem e estique no formato de um canudo, como mostra a imagem.

6

Em seguida, basta modelar esse canudo em formato de U, que é o formato tradicional da receita de chipa paraguaia.

Dica: Dica: cuidado para não deixar as chipas muito finas na hora de modelar.

7

Ajeite os biscoitinhos em uma assadeira, sem precisar untar. Asse no forno pré-aquecido 200ºC por 30 minutos ou até que as chipas estejam bem douradinhas.

8

E esse é o resultado da receita de chipa simples! Um biscoito fácil e prático de preparar, além de muito saboroso. Experimente e conte nos comentários o que você achou.

Procurando mais receitas típicas de Mato Grosso do Sul? Veja estas sugestões:

  • Arroz carreteiro suíno
  • Sopa paraguaia tradicional
  • Costelinha de pacu frita

Se você gostou da receita de Biscoito chipa simples, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Biscoitos. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.