Receita de Biscoito de sal amoníaco

Receita de Biscoito de sal amoníaco

Sabe aquela receita com gosto de saudade? Pensando em quem gosta de receitinhas tradicionais de Minas Gerais, apresentamos para vocês aqui no TudoReceitas este passo a passo em fotos da receita de biscoito de sal amoníaco, também conhecido como de rosquinhas de amoníaco.

Esta é uma receita de família que lembra o café da manhã de roça e sempre faz sucesso entre todos, sobretudo no Natal. Quem não conhece pode ficar se questionando "O que é o sal amoníaco?"? Também chamado de bicarbonato de amônia, é um ingrediente com textura que lembra bicarbonato de sódio e atua como um agente de crescimento nas receitas, à semelhança do fermento.

4 convidados 30m Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Biscoito de sal amoníaco:
1

Ligue o forno nos 180ºC, com calor em cima e em baixo, e coloque todos os ingredientes em um bowl. Fique misturando e sovando com as mãos por 2-3 minutos.

Dica: Se preferir, amasse e sove a massa numa bancada limpa.

2

Depois de misturar todos os ingredientes, confira a consistência da massa: se ainda estiver muito úmida e grudando, coloque um pouco mais de farinha. Se estiver seca e quebradiça, adicione um pouco de água até dar o ponto de massa macia, homogênea e desgrudando das mãos.

3

Separe pedacinhos de massa e modele em forma de rolinhos na bancada. Depois dobre o rolinho ao meio e enrole, para entrançar. Una as pontas e pressione, para fechar e conseguir o efeito de biscoito rosquinha.

Dica: O ideal é que os rolinhos sejam finos e longos, com cerca de 30 cm de comprimento

4

Passe as bolachas de sal amoníaco no açúcar refinado ou cristal e coloque em uma assadeira ou tabuleiro de forno untado. Leve a assar nos 180ºC por 15-20 minutos ou até dourarem.

Imagem: youtubem.com (canal Cicero e Madalena)
5

Depois disso está pronto seu delicioso biscoito de amoníaco tradicional de Minas Gerais! Sirva no café da manhã ou no lanche e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de Minas Gerais? Veja estas sugestões:

  • Biscoito de polvilho azedo
  • Biscoito cascudo de fubá
  • Broa caxambú

Dica: Guarde seus biscoitos já esfriados em um saco plástico fechado ou pote com tampa.

Se você gostou da receita de Biscoito de sal amoníaco, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Biscoitos. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.