Receita de Bolinho caipira de Jacareí

Receita de Bolinho caipira de Jacareí

Bolinho caipira de Jacareí é um patrimônio imaterial da cidade de Jacareí, que fica no Vale do Paraíba. A massa desse bolinho crocante e super sequinho é tradicionalmente feita com farinha de milho branca. Na nossa versão acrescentamos caldo de legumes caseiro para dar o ponto no lugar da água e no recheio colocamos a sempre bem vinda carne seca.

Confira aqui no TudoReceitas como fazer bolinho caipira de Jacareí com as nossas adaptações e o passo a passo explicado com fotos!

4 convidados 45m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Popular nas Festas Juninas, Frito, Receitas do Brasil
Ingredientes:
  • Recheio:
Como fazer Bolinho caipira de Jacareí:
1

Separe os ingredientes. Se não tiver banha, refogue a cebola e o alho na manteiga. Você também pode substituir o caldo de legumes caseiro por água + 1 tablete caldo de galinha/carne ou mesmo de legumes.

2

Leve uma panela ao fogo e refogue o alho e a cebola na banha. Acrescente o cominho a gosto (esse tempero é bem forte, então use com moderação). Despeje o caldo de legumes e deixe ferver. Reserve.

3

Enquanto o caldo de legumes ferve, quebre os pedaços da farinha com as mãos(esses pedaços se chamam féculas).

4

Despeje o caldo de legumes quente aos poucos, mexendo com uma colher de pau.

5

Depois de colocar todo o caldo a massa do bolinho caipira de Jacareí tem que ficar com essa textura da foto, o ponto perfeito para enrolar.

6

A nossa sugestão de recheio é carne seca. Ela já deve estar dessalgada (ou seja, deixada de molho por, pelo menos, 24 horas), cozida na panela de pressão e desfiada (nós usamos multiprocessador mas você pode também pode desfiar com um garfo). Refogue-a levemente no azeite com alho e cebola.

7

Você nunca fez um salgado antes? Fica tranquila(o) que essa massa é muito fácil de trabalhar e na foto abaixo eu te mostro os movimentos bem simples que você tem que fazer para rechear esse bolinho e deixá-lo com a cara do tradicional de Jacareí (o pedaço de muçarela no recheio é opcional)!

8

Agora é só fritar em óleo novo (limpo), quente e em quantidade suficiente para cobrir os salgados. Essa receita rendeu 18 bolinhos do tamanho desse da foto.

9

Eu tenho que dizer pra vocês que essa é a massa mais crocante, gostosa e fácil que eu já fiz. Ela permite várias adaptações tanto na massa quanto no recheio - mas o importante é prepará-la com farinha de milho branca ou amarela para carregar a tradição de Jacareí. Teste essa receita de bolinho de milho caipira e conte pra gente nos comentários o que você achou!

Veja também estas receitas de salgadinhos de Festa Junina:

  • Cachorro quente no palito
  • Pastel de farinha de milho fácil e rápido
  • Biscoito de polvilho doce frito

Se você gostou da receita de Bolinho caipira de Jacareí, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Salgadinhos fritos. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Acompanhamento para bolinho caipira

Bolinho caipira de carne seca é uma delícia! E ele pode ficar ainda melhor se você servir ele com o acompanhamento certo. Neste caso sugerimos preparar um molho de cenoura para bolinho caipira bem fácil. Acesse a receita, experimente e delicie-se!