Receita de Bolinho caipira SJC

Receita de Bolinho caipira SJC

Hoje tem receita super tradicional e típica de festa junina aqui no TudoReceitas: nós vamos te ensinar a fazer bolinho caipira de São José dos Campos, também chamado de bolinho caipira SJC ou simplesmente bolinho caipira de frango.

Criada no interior de São Paulo, a massa dessa receita de bolinho de frango é muito fácil de fazer. Ela fica crocante e sequinha e o melhor: fica pronta em menos de 10 minutos! Já o recheio é o clássico frango desfiado, que você pode temperar do jeito que quiser. Esse quitute é perfeito para você celebrar as festas juninas em casa, pois com certeza vai agradar a todo o mundo!

Confira o passo a passo com fotos e várias dicas para preparar essa receita de bolinho caipira com sucesso aí na sua casa!

2 convidados 30m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, Popular nas Festas Juninas, Frito, Receitas do Brasil
Ingredientes:
  • Massa:
  • Recheio:
Como fazer Bolinho caipira SJC:
1

Vamos começar o preparo pelo recheio e eu te explico o porque: o recheio desse salgado é frango desfiado e nós vamos usar o caldo do cozimento do frango para fazer a massa do bolinho caipira.

Ou seja, tempere bem o seu frango a gosto, cozinhe na panela de pressão até ficar perfeito para desfiar e reserve o caldo do cozimento mantendo-o quente.

2

Caldo pronto? Então vamos para a massa do bolinho caipira. Em uma tigela acrescente a farinha de milho e quebre os pedacinhos com as mãos mesmo. Em seguida acrescente a farinha de mandioca e misture.

3

Acrescente aos poucos o caldo de frango, que precisa estar quente.

Dica: se necessário, volte a esquentar o caldo na panela ou no microondas somente até ficar quente de novo, não precisa ferver.

4

O caldo precisa ser colocado aos poucos só até dar o ponto certo da massa que é assim como na foto, sem grudar nas mãos.

5

Pra finalizar, coloque o óleo e incorpore bem na massa, misturando com as mãos mesmo.

6

Agora traga o frango desfiado para bancada de novo e complemente esse recheio colocando 2 colheres de sopa de requeijão e salsa picada.

7

Pegue um pouco da massa e modele na palma da mão fazendo uma espécie de canoa. Coloque o recheio de frango.

8

Agora é só fechar bem a massa em formato de bolinho alongado, como na foto!

Dica: descubra no final da receita o porquê do bolinho caipira de SJC ter esse formato!

9

Finalmente, frite os bolinhos em óleo quente que, para obter melhores resultados, deverá estar novo e limpo. Retire para um prato com papel absorvente e deixe secar um pouco.

Dica: dependendo do tamanho da sua panela frite apenas 2-3 bolinhos de cada vez, para evitar que eles grudem uns nos outros e absorvam muito óleo.

10

Seu bolinho caipira de frango está pronto!

11

Prepare esse bolinho caipira delicioso na sua casa também e sirva acompanhado de, por exemplo, molho de cenoura para bolinho caipira. Nos conte nos comentários o que você achou dessa receita e bom apetite!

Se você gostou da receita de Bolinho caipira SJC, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolinhos salgados. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Qual a diferença entre o bolinho caipira de Jacareí e de São José dos Campos?

Nestas festas juninas os bolinhos fritos são um quitute muito apreciado e cada cidade tem o seu preferido, incluindo o bolinho de milho frito com queijo! No que se refere aos bolinhos caipiras de frango, podemos encontrar o bolinho caipira de Jacareí e o bolinho caipira de São José dos Campos que, apesar de semelhantes, têm algumas características que os distinguem!

  • Bolinho caipira de Jacareí: é patrimônio imaterial do município de Jacareí que, tal como São José dos Campos, também se situa no Vale do Paraíba. A massa desse bolinho crocante e super sequinho é tradicionalmente feita com farinha de milho branca e, na sua versão original, o bolinho era recheado com carne - confira a receita de bolinho caipira de Jacareí;
  • Bolinho caipira de São José dos Campos: salgadinho frito típico do município de Jacareí que se situa igualmente no Vale do Paraíba. A massa também é preparada com farinha de milho e, originalmente, o recheio era de peixe (lambari ou pequira do Rio Paraíba), sendo que o peixe cru era envolvido pela massa, deixando a cabeça e o rabo para fora1, o que deu origem ao formato característico de bolinho alongado.

Hoje em dia as receitas originais destes bolinhos foram alteradas e aceitam várias opções de recheio, sobretudo carne moída (cozida ou crua), frango, linguiça, camarão. Existem ainda versões vegetarianas e veganas do bolinho caipira2 preparadas com, por exemplo, com legumes ou carne de jaca.

Referências
  1. https://www.meon.com.br/noticias/rmvale/conheca-a-historia-do-tradicional-bolinho-caipira-de-sao-jose-dos-campos
  2. https://www.portalveganismo.com.br/novo-2019/vale-do-paraiba/jacarei-tera-feira-de-bolinho-caipira-veg-neste-sabado/