Receita de Bolinho de bacalhau tradicional

Receita de Bolinho de bacalhau tradicional

Os bolinho de bacalhau, que em Portugal mais conhecidos como pastéis de bacalhau, são um petisco muito saboroso ao qual poucos resistem! É tradicionalmente servido como entrada na ceia de Natal, porém também é popular em festas de aniversário, casamentos e outro. Aprenda com o TudoReceitas.com a preparar o bolinho de bacalhau tradicional!

2 convidados 4h Entrada Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Frito, Receitas de Portugal
Ingredientes:
Como fazer Bolinho de bacalhau tradicional:
1

Para preparar o bolinho de bacalhau tradicional, a primeira coisa a fazer é descascar a batata, cortá-la em cubos e cozinhar numa panela com água e um pouco de sal, em fogo médio. Quando estiver quase desfazendo, adicione o bacalhau e cozinhe por mais 10-15 minutos.

Imagem: asreceitasdeportugal.com
2

Retire as batatas e o bacalhau e reserve o caldo. Desfie o bacalhau o mais fino possível e rejeite as espinhas, caso haja. Amasse as batatas para obter purê e misture nelas o peixe.

3

O passo seguinte do bolinho de bacalhau tradicional é colocar o bacalhau e a batata numa tigela e acrescentar os restantes ingredientes (a água usada deve ser a do caldo do cozimento). Misture tudo muito bem e retifique o sabor com sal.

Imagem: panelalume.blogspot.pt
4

Reserve a massa na geladeira por 1-2 horas, de forma a que se torne mais consistente. Após esse tempo, e usando duas colheres, modele os bolinhos de bacalhau e coloque fritando em óleo quente. Retire os bolinhos quando estiverem dourados, e coloque escorrendo em papel toalha.

Imagem: artes-viagens-sabores.blogspot.pt
5

Após o passo anterior, o bolinho de bacalhau tradicional está pronto a ser servido! Acompanhe com, por exemplo, molho tártaro, ou sirva como prato principal com arroz. Bom apetite!

Se você gostou da receita de Bolinho de bacalhau tradicional, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Salgadinhos fritos. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas portuguesas.