Receita de Bolinho de batata com presunto e queijo na frigideira

Receita de Bolinho de batata com presunto e queijo na frigideira

Procurando uma receita de salgadinho frito bem simples e fácil de preparar com ingredientes que sempre temos em casa? Prepare este bolinho de batata recheado com presunto e queijo que agrada a todo o mundo e que é perfeito para servir em festas, como entrada ou complemento do seu almoço ou jantar.

Hoje em dia encontramos várias receitas de bolinho de batata, no entanto esta é uma das mais fáceis de preparar! Basta cozinhar as batatas, reduzir a purê, misturar com os demais ingredientes e fritar em óleo na frigideira. O resultado é um salgadinho macio por dentro e crocante por fora, uma combinação que torna impossível comer apenas um. Inclusivamente você pode preparar este salgadinho com antecedência e congelar por até 3 meses.

Quer saber mais sobre esta receita de bolinho de batata com presunto e queijo na frigideira? Continue aqui no TudoReceitas e acompanhe o passo a passo em fotos!

8 convidados 45m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Na frigideira
Ingredientes:
Como fazer Bolinho de batata com presunto e queijo na frigideira:
1

Separe os ingredientes que iremos usar nesta receita de salgadinho de batata com queijo e presunto. No lugar do queijo mussarela você pode usar outro queijo meia-cura da sua preferência, como o parmesão ou o cheddar.

2

Lave bem as batatas, pois iremos cozinhá-las com a casca. Coloque-as numa panela, cubra com água e adicione o sal. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 30-40 minutos ou até as batatas ficarem macias.

Dica: cozinhar as batatas com a casca é um truque para obter um purê mais sequinho. Para saber se as batatas estão macias, pique-as com um garfo.

3

Enquanto isso, descasque e pique a cebola e o alho em pedacinhos, como na imagem. Pique também o presunto e os queijos em pedacinhos e reserve.

Dica: não precisa picar o queijo se estiver usando queijo ralado. Poderá também simplesmente desfazer a ricota com a mãos.

4

Quando as batatas estiverem macias, retire da panela e espere esfriar um pouco antes de retirar a casca. Depois amasse até obter purê.

Dica: pode usar um amassador ou um espremedor de batata para este passo. Se não tiver um desses instrumentos, use simplesmente um garfo.

5

Adicione a cebola e o alho picados no purê de batata e misture. Se quiser, tempere com um pouco de sal e pimenta também, assim os bolinhos de batata, presunto e queijo ficarão mais saborosos.

6

Adicione o presunto e os queijos e misture para incorporar bem no purê de batata. A mistura deverá ficar consistente o suficiente para modelar em forma de bolinhos sem desmanchar, se estiver muito mole adicione um pouco de farinha de rosca.

7

Pegue um pouco da mistura de puré de batata com presunto e queijo e modele em forma de bolinho com o tamanho e formato da sua preferência (mais redondo ou mais alongado). Envolva na farinha de rosca ou em panko, pressionando levemente com as mãos, para empanar bem.

Dica: o panko é uma farinha de rosca japonesa, mais crocante que a farinha de rosca comum.

8

Se quiser, poderá congelar os bolinhos nesse momento, por até 3 meses. Se quiser cozinhar, leve ao fogo uma frigideira com óleo e, quando estiver quente, frite os bolinhos de batata até dourarem de todos os lados.

9

Transfira os bolinhos de batata, queijo e presunto para um prato compapel absorvente e deixe escorrer o excesso de óleo. Depois disso pode servir e degustar esta iguaria simples, mas muito saborosa! Experimente e diga nos comentários o que você achou.

Buscando mais receitas de bolinho fritos? Veja como fazer:

  • Bolinho de carne moída fácil
  • Bolinho de abobrinha simples
  • Bolinho de arroz sem ovo

Se você gostou da receita de Bolinho de batata com presunto e queijo na frigideira, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Salgadinhos fritos.