
No universo das delícias caseiras, poucas receitas despertam a nostalgia e o aconchego tão profundamente quanto o bolinho de chuva. Essa pequena maravilha gastronômica, que remete as tardes chuvosas e a momentos de descontração com a família, conquista paladares com seu sabor inconfundível.
Feito com uma massa macia e fofinha, envolvida em uma camada crocante de açúcar e canela, cada mordida desencadeia uma explosão de sabores e textura. A simplicidade dos ingredientes, farinha de trigo, açúcar, leite e ovos, combinado com um toque especial do fermento em pó, resulta em uma obra-prima comestível.
A magia do bolinho de chuva está na sua versatilidade. Seja servido quente, recém saído da frigideira e ainda borbulhando de calor, ou em temperatura ambiente, acompanhado de uma xícara fumegante de café fresco.
Sua popularidade é universal. De norte a sul do país, em cada canto do Brasil, o bolinho de chuva é celebrado como uma verdadeira instituição culinária. Seja como uma sobremesa reconfortante ou um lanche rápido, para compartilhar com amigos e familiares.
Então da próxima vez que as nuvens escuras se reunirem no horizonte, não hesite em preparar esse bolinho de chuva tradicional do TudoReceitas, e um bulé de café quente. Siga o modo de preparo bem simples, para criar bolinhos macios e saborosos em sua própria cozinha.
- 01 tigela
- 01 panela para fritura
- 01 fouet
Separe todos os ingredientes.

Na tigela, quebre o ovo inteiro.

Adicione o leite integral (de preferência em temperatura ambiente).

Bata o ovo com o leite até obter uma mistura homogênea.

Após, adicione o açúcar refinado.

No próximo passo, adicione a farinha de trigo com o fermento. Pode colocar a quantidade de farinha de uma única vez.

Misture bem, até formar uma massa bem homogênea. Neste ponto, coloque uma frigideira com óleo para esquentar.

Leve os bolinhos para fritar. O oleo não deve estar muito quente, para que o bolinho asse internamente.
Dica: para facilitar, unte a colher com óleo para ajudar a colocar os bolinhos, dentro da frigideira.

Depois de fritos, passe por uma mistura de açúcar e canela. A proporção é sempre 03 para 01, ou seja, 03 colheres de açúcar para 01 colher de canela.

Pronto! agora é só servir com aquela xícara de café.

Se você gostou da receita de Bolinho de chuva tradicional, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de bolinhos doces.
Você á aprendeu a fazer a receita de bolinho de chuva tradicional aqui com a gente, mas você sabia que pode inovar e experimentar outros tipos de bolinhos de chuva com sabores diferentes? Aqui abaixo separamos as que mais gostamos:
- Receita de Bolinho de chuva de laranja
- Receita de Bolinho de chuva fit
- Receita de Bolinho de chuva salgado
Valor nutricional
(por pessoa)
- Calorias: 335 kcal
- Proteínas: 7,8 g
- Gorduras: 5,5 g
- Carboidratos: 65 g
- Fibra: 0,8 g