Receita de Bolinho de goma

Receita de Bolinho de goma

Você já ouviu falar de bolinho de goma? Ele recebe vários nomes um pouco por todo o Brasil: sequilhos, biscoito de goma, raivinha de goma, saquarema... e é preparado com goma de mandioca (a mesma massa usada para fazer tapioca), leite de coco, açúcar, ovo e margarina.

Este biscoito de goma doce é muito popular sobretudo no nordeste brasileiro, onde é feito artesanalmente para vender na rua, nas lojas e até nas praias. Isso significa que o bolinho de goma pode render uma grana extra para quem gosta de fazer doces e biscoitos para vender!

Confira aqui no TudoReceitas como fazer bolo de goma de tapioca passo a passo em fotos e prepare aí na sua casa sem dificuldade.

20 convidados 30m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Bolinho de goma:
1

Para fazer bolinho de goma misture numa tigela o leite de coco, a margarina ou manteiga, o açúcar, as gemas e o sal.

Dica: Para conseguir a consistência certa a margarina ou manteiga deverão estar em temperatura ambiente ou levemente amolecidas.

2

Pegue a goma de mandioca, que será igual à fotografia.

  • O que é goma de mandioca? É o mesmo que polvilho doce hidratado. A goma de mandioca é vendida no mercado como tapioca, indicando na embalagem que é goma fresca de mandioca. Ela é a mesma usada para preparar tapioca de frigideira, também chamada de beiju de tapioca. Saiba mais os tipos de tapioca para evitar confusão.
3

Coloque a goma de mandioca na tigela e misture com as mãos. Coloque mais um pouco e volte a misturar. Faça desse jeito até adicionar os 200 g de goma e conseguir uma massa consistente e que não quebra, semelhante a massa de pastel - se necessário, coloque um pouco mais goma de mandioca para dar o ponto de massa firme, como na foto.

4

Pré-aqueça o forno nos 200ºC. Separe pedaços de massa com as mãos e modele em forma de bolinha, rolinhos ou rosquinhas. Coloque numa assadeira ou tabuleiro de forno untado ou forrado com papel manteiga.

Dica: Unte as mãos com um pouco de margarina ou óleo, desse jeito será mais fácil modelar a massa.

5

Quando o forno estiver quente, asse os biscoitinhos por 20-40 minutos ou até começarem a craquelar e dourar, como na foto. Seu bolinho de goma de tapioca está pronto! Saboreie, guarde num pote bem fechado ou venda em saquinhos de plástico. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Buscando outras receitas com goma de tapioca? Descubra essas sugestões do TudoReceitas:

  • Tapioca com queijo coalho
  • Camarão empanado na tapioca
  • Pudim de tapioca de liquidificador

Se você gostou da receita de Bolinho de goma, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Biscoitos. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.