Receita de Bolinho de lentilha vegano

Receita de Bolinho de lentilha vegano

Você já ouviu falar em 'falafel'? Falafel é um bolinho frito originário do Oriente Médio que se difundiu um pouco por todo o mundo e se tornou um dos pratos vegetarianos e veganos mais famosos. O falafel tradicional é preparado com grão de bico mas hoje em dia existem muitas outras versões, uma delas é o falafel de lentilhas que eu mostro como preparar aqui no TudoReceitas.

Esta receita de bolinho de lentilha vegano é preparada com poucos ingredientes e é bem fácil de fazer. Neste caso não cozinhamos a lentilha, por isso é importante que ela esteja bem demolhada. Para que o bolinho fique com gosto de falafel original não deixe de colocar bastante coentro, cominho e alho.

Veja aqui no TudoReceitas como fazer bolinho de lentilha bem simples passo a passo em fotos, sem nenhum ingrediente de origem animal, rico em proteínas e saciante! Confira também a receita de molho de iogurte de soja para acompanhar e prepare estas delícias sem erro!

6 convidados 30m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Frito
Ingredientes:
  • Para o molho de iogurte de soja:
Como fazer Bolinho de lentilha vegano:
1

Reúna os ingredientes necessários ao preparo desta receita vegana com lentilhas. Nesta receita as lentilhas não serão cozinhadas, por isso deixe-as de molho desde a noite anterior para garantir que ficam bem macias.

Dica: Se você quiser também pode fazer esta receita com lentilha cozida. Nesse caso escorra, passe por água filtrada, volte a escorrer e pule para o passo número 3.

2

No dia seguinte escorra a água das lentilhas usando uma peneira ou coador. É importante eliminar o máximo de água que conseguir por isso, se necessário, seque as lentilhas com papel absorvente ou um pano.

3

Em seguida, sem cozinhar as lentilhas, coloque-as num processador de comida ou liquidificador. Bata até virar uma pasta espessa, como na foto, e transfira para um bowl.

4

Coloque agora no processador ou liquidificador os temperos: coentro, a cebola e os alhos picados grosseiramente. Bata até ficar em pedacinhos.

5

Coloque na pasta de lentilhas os temperos picados no passo anterior e misture tudo muito bem com uma colher ou com as mãos.

6

Tempere com os cominhos, sal e pimenta e coloque também o fermento. Misture muito bem até conseguir uma pasta de lentilhas consistente.

Dica: O fermento ajuda a conseguir bolinhos de lentilhas mais macios por dentro e crocantes por fora após fritar, por isso não deixe de usar!

7

Retire porções da mistura e modele os bolinhos de lentilha com as mãos. O tamanho não deve ser muito grande, o ideal é conseguir comer os bolinhos em 1 ou 2 mordidas.

Dica: Se você quiser pode congelar estes bolinhos. Faça isso após modelar as bolinhas, coloque em sacos de congelação e guarde por até 3 meses no freezer.

8

Esquente o óleo numa frigideira e, quando estiver quente, frite os falafels de lentilha até dourarem de todos os lados. Retire e coloque escorrendo o excesso de óleo num prato com papel absorvente.

9

Este bolinho de lentilha light fica ainda mais gostoso quando acompanhado de um molho de iogurte. Por isso prepare o molho de iogurte de soja simplesmente misturando todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea.

10

Sirva seu bolinho de lentilha saudável com uma salada de legumes e o molho de iogurte e tenho a certeza que você vai gostar! Experimente, diga nos comentários o que você achou e suba foto do bolinho de lentilha pronto. Bom apetite!

Procurando mais receitas com lentilha veganas? Veja estas sugestões:

  • Hambúrguer de lentilha muito fácil
  • Lentilha com legumes vegana
  • Lentilha com curry simples e gostosa

Se você gostou da receita de Bolinho de lentilha vegano, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Lentilhas.

Bolinho de lentilha assado

Na receita de bolinho de lentilha vegano que compartilhei acima optei por fritar os bolinhos, desse jeito eles ficam bem douradinhos e crocantes! No entanto você pode preparar bolinho de lentilha assado e também ficará muito gostoso.

Veja como fazer bolinho de lentilha assado:

  1. Ligue o forno nos 150ºC, com calor em cima e em baixo;
  2. Depois de modelar as bolinhas coloque-as num tabuleiro de forno com papel manteiga;
  3. Regue os bolinhos de lentilha com um fio de azeite (para que não fiquem ressequidos) e asse no forno a 150ºC por 20 minutos ou até dourarem.