Receita de Bolinho de okara assado

Receita de Bolinho de okara assado

OKARA! É o resíduo ou o "bagaço" de soja quando extraímos o leite de soja para fazer o tofu, por exemplo. É uma forma de aproveitar integralmente os grãos de soja, sem desperdiçar nada. Um alimento que contém muitas fibras e uma quantidade de proteínas.

E você sabe o que fazer com o resíduo de soja? O resíduo da soja pode ser aproveitado de muitas maneiras: em bolos, pães, hambúrgueres e almondegas patês e em bolinhos, como este que irei ensinar hoje para vocês. A minha versão da receita de bolinho de okara é sem ingredientes de origem animal e assado no forno. Mas existem versões com peixe, frango, carne, legumes, frito, assado e grelhado.

Escolha seus ingredientes preferidos e mão na massa! Confira aqui no TudoReceitas todos os detalhes desta receita de bolinho de okara assado vegano que é sem glúten e sem lactose.

6 convidados 45m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
Como fazer Bolinho de okara assado:
1

Separe todos os ingredientes para o preparo do bolinho. Pré-aqueça o forno a 200 graus e unte uma forma antiaderente com azeite, ou forre com papel encerado.

  • Neste caso, o okara (resíduo de soja) foi obtido após o preparo desta receita de leite de soja caseiro.
2

Como esta é uma receita de bolinho de okara vegano, você pode variar os temperos e os legumes e verduras que irão na massa. Vagem, tomate, beterraba, ervilha, são alguns dos vegetais que poderão ser substituídos. O que talvez tenha que alterar será a quantidade de farinha, para mais ou para menos.

3

Misture todos os ingredientes até que forme uma massa compacta e consistente. Sugiro ir acrescentando a farinha aos poucos e misturando com as mãos, até a massa dar liga para enrolar.

Dica: no lugar da farinha de arroz, que é sem glúten, você pode usar farinha de trigo, se preferir.

4

Forme 20 bolinhas com as mãos untadas com azeite. Acomode na assadeira e leve para assar por aproximadamente 20 minutos, ou até que os bolinhos comecem a corar levemente.

5

Depois de assar, o bolinho de resíduo de soja fica levemente crocante por fora e macio por dentro, uma delícia que nos permite usufruir dos benefícios da soja e evitar o desperdício.

6

Agora é só montar uma mesa bem bonita e servir os bolinhos ainda quentes para serem degustados como entrada, petisco ou acompanhamento da sua refeição. Experimente e bom apetite!

Procurando mais receitas com soja? Veja como fazer:

  • Farofa crocante de soja
  • Carne moída de soja muito saborosa
  • Hambúrguer de proteína de soja

Se você gostou da receita de Bolinho de okara assado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolinhos salgados.