Receita de Bolinho de purê de batata

Receita de Bolinho de purê de batata

Se você não sabe o que fazer com sobra de purê de batata ou quer variar no preparo das receitas de batata, experimente preparar este bolinho de purê de batata do TudoReceitas! Para aproveitar sobra de purê você não precisa de muitos ingredientes e o resultado é um bolinho que pode ser servido como petisco numa festa, entrada acompanhada de um molhinho ou simplesmente como acompanhamento de um prato principal.

Confira abaixo o preparo passo a passo em fotos deste bolinho de purê de batata assado no forno, sem ovo e de preparo muito prático. Faça aí na sua casa e delicie todos!

2 convidados 45m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
Como fazer Bolinho de purê de batata:
1

Nesta receita preparei o bolinho de purê de batata a partir de batata crua, para mostrar todo o processo. Porém, se você está usando purê de batata, pode preparar esta receita a partir do passo 4.

2

Cozinhe as batatas inteiras numa panela com água por cerca de 20 minutos. No final, escorra e transfira as batatas para um recipiente com água fria, para que fiquem firmes e esfriem.

Dica: Aconselhamos cozinhar as batatas sem tirar a casca porque assim elas mantêm-se firmes, sem absorver água.

3

Quando as batatas estiverem mornas ou frias, retire a pele e desfaça as batatas em purê com a ajuda de um garfo ou processador de alimentos.

Dica: Pré-aqueça o forno nos 200ºC (forno alto).

4

Acrescente os temperos no purê de batata: o queijo parmesão ralado, a pimenta do reino, o tomilho e o sal. Misture tudo muito bem com um garfo ou com as mãos.

Dica: Se quiser pode variar nos temperos e substituir o tomilho por outra erva aromática, como oréganos. Também pode colocar noz moscada ou cominhos, por exemplo!

5

Para tornar este bolinho com sobra de purê de batata mais consistente, acrescente um pouco de farinha de rosca e volte a misturar. Reserve na geladeira por 10 minutos.

6

Modele a massa em pequenas porções e coloque os bolinhos numa grelha forrada com papel manteiga. Leve para assar no forno preaquecido a 200ºC até dourar (aproximadamente 15 minutos, mas fique de olho para não queimar!).

Dica: Não aconselhamos fritar estes bolinhos no óleo porque eles vão se desfazer. Outra opção é assar na AirFryer (fritadeira sem óleo) a 180ºC por 10-15 minutos.

7

Após o passo anterior, seu bolinho com purê de batata está pronto para ser servido! Acompanhe com, por exemplo, com patê de ervas finas com cream cheese. Bom apetite!

Procurando mais receitas para aproveitar purê de batata? Veja estas sugestões:

  • Purê de batata com aspargos
  • Rocambole de purê de batata
  • Purê de batata colombiano

Se você gostou da receita de Bolinho de purê de batata, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolinhos salgados.