Receita de Bolo colchão de noiva recheado

Receita de Bolo colchão de noiva recheado
Imagem: paoebeldroegas.blogspot.pt

O bolo colchão de noiva é, provavelmente, um dos bolos mais leves e fofos que você irá conhecer! Combinado com um delicioso creme à base de gemas e maisena, semelhante ao baba de moça, torna-se bem difícil resistir. Aprenda hoje mesmo a fazer a receita de bolo colchão de noiva recheado, um bolo de origem portuguesa que conquistou o coração - e a mesa - dos brasileiros!

8 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas de Portugal
Ingredientes:
  • Para o bolo:
  • Para o creme:
Como fazer Bolo colchão de noiva recheado:
1

Para fazer este delicioso bolo com creme comece por preparar a massa do bolo: separe as gemas das claras e bata as claras em neve até ficarem firmes. Pouco a pouco adicione o açúcar em nuvem, batendo bem até virar um chantilly brilhante e cremoso.

2

Sem parar de bater adicione as gemas. Depois acrescente a fécula, a farinha, o fermento e o limão e envolva delicadamente com uma espátula, para não perder o volume. O resultado deverá ser bem um creme bem suave, como o da fotografia.

Dica: Pode peneirar as gemas para eliminar o cheiro a ovo.

3

Coloque numa forma redonda ou retangular sem buraco, untada e enfarinhada, e leve ao forno a 180ºC por 10-15 minutos (o bolo assa bem rápido).

4

Enquanto o bolo assa prepare o creme: dissolva a maisena no leite e coloque em uma panela com o açúcar e, se quiser, a canela também. Leve ao fogo médio e fique mexendo até engrossar, depois desligue e deixe amornar.

5

À parte bata as gemas e misture nelas a essência de baunilha. Adicione um pouco do creme preparado no passo anterior, misture e adicione essa mistura à panela. Ligue de novo o fogo e fique mexendo até engrossar um pouco mais.

Dica: Seu creme irá ficar amarelinho se usar gemas de ovos caipiras.

6

Quando o bolo colchão de noiva estiver assado, deixe esfriar um pouco e desenforme. Depois corte o bolo ao meio e recheie com metade do creme, tampe com a outra metade de bolo e cubra tudo com o creme restante. Neste momento pode polvilhar coco ralado se quiser.

7

Reserve seu bolo colchão de noiva recheado na geladeira, para servir como se fosse um bolo gelado, ou sirva em seguida. Não deixe de experimentar esta receita e dizer nos comentários o que achou!

Se gostou, confira também como fazer bolo gelado de leite Ninho, bem-casado da Palmirinha e bolo indiano original. Bom apetite!

Imagem: paoebeldroegas.blogspot.pt

Se você gostou da receita de Bolo colchão de noiva recheado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos recheados. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas portuguesas.