Receita de Bolo com farinha de arroz e amido de milho

Receita de Bolo com farinha de arroz e amido de milho

Vamos preparar uma receita de bolo sem glúten e sem lactose fofinho, que não deixa nada a dever para o bolo caseiro tradicional? Sim, é possível! Com esta receita de bolo com farinha de arroz e amido de milho você poderá degustar um bolo caseiro sem trigo e sem leite ou manteiga, ideal para o café da manhã ou lanche sobretudo de quem sofre de intolerâncias alimentares.

No preparo deste bolo usamos uma combinação de farinha de arroz e amido de milho (maisena) em proporção igual (1:1) para que a massa não fique muito seca nem muito solada. O resultado é um bolo sem glúten fofinho e crescido com aroma de limão e baunilha. Uma delícia!

Ficou com vontade de provar? Continue aqui no TudoReceitas e descubra como fazer bolo de arroz com maizena caseiro muito fácil.

4 convidados 45m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
Como fazer Bolo com farinha de arroz e amido de milho:
1

Preaqueça o forno nos 180ºC com calor em cima e em baixo. Em uma tigela ou no recipiente da batedeira coloque os ovos com o açúcar e bata até obter um creme liso e suave.

2

Adicione o óleo e bata novamente. Para conferir mais sabor neste bolo sem glúten simples, acrescente a raspa de 1 limão e também a essência de baunilha.

Dica: se preferir poderá substituir a raspa de limão por raspa de laranja e adicionar 1 colher de chá de canela no lugar da essência de baunilha.

3

Peneire a farinha de arroz e o amido juntos e adicione na massa deste bolo sem glúten. Misture muito bem, para desfazer todos os grumos e, por fim, adicione o fermento.

4

Unte uma forma de bolo pequena com óleo e polvilhe farinha de arroz. Coloque a massa do bolo em seguida e, se quiser, polvilhe um pouco de açúcar, para conseguir uma crosta cristalizada e douradinha depois de assar!

Dica: estamos usando uma forma de bolo inglês de 10 x 15 cm. Se você preferir uma forma de bolo redonda, use uma de 20 cm.

5

Coloque seu bolo de farinha de arroz assando no forno a 180°C por 30-40 minutos. Não abra o forno antes dos 30 minutos, para evitar um bolo murcho e solado! Retire o bolo após observar que assou e cresceu bem, como na foto.

Dica: o tempo que o bolo leva para assar depende do seu forno, por isso fique de olho e faça o teste do palito após os 30 minutos.

6

Espere seu bolo de farinha de arroz e maizena esfriar um pouco antes de desenformar e já pode se deliciar! Prepare um café ou um chocolate quente sem lactose para servir junto e desfrute deste agrado sem glúten. Bom apetite!

Procurando mais receitas de bolo sem glúten? Veja também como fazer:

  • Bolo sem glúten, sem lactose e sem ovo
  • Bolo de chocolate com farinha de arroz
  • Bolo de banana com farinha de arroz

Se você gostou da receita de Bolo com farinha de arroz e amido de milho, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos sem glúten.

Budín de harina de arroz - Sugerencias

Si quieres darle más sabor a este budín esponjoso de harina de arroz, puedes añadir a la masa trocitos de chocolate, frutas o frutos secos. Luego, cuando lo saques del horno ya listo, puedes cubrirlo con ganache de chocolate, azúcar glass o mermelada.

Además, si no encuentras harina de arroz o no tienes en casa en el momento, puedes seguir esta receta para hacer tu propia harina de arroz casera.

Si no te gusta la vainilla o el limón, puedes añadir otras esencias como ralladura de naranja, canela o cualquier otra que te guste.

Como esta receta, hay muchos postres sin harina que puedes preparar y disfrutar así de recetas sin gluten deliciosas. Aquí te dejamos un listado de nuestras favoritas: Postres sin harina.