Receita de Bolo com farinha de grão de bico

Receita de Bolo com farinha de grão de bico

Procurando receitas com farinha de grão de bico? Não perca este delicioso bolo com farinha de grão de bico que vai deixar você surpreendido! Esse é um bolo sem glúten fofinho e muito saboroso que pode ser incluído numa dieta sem trigo. Continue aqui no TudoReceitas para ver como fazer esta receita com farinha de grão de bico fácil!

A farinha de grão de bico deixou-me bem curiosa assim que descobri que ela pode ser usada como substituta da farinha de trigo. Me disseram que ela é muito útil para engrossar molhos, preparar biscoitos e bolos que ficam bem saborosos, por isso decidi experimentar! Apostei num bolo com farinha de grão de bico simples para testar essa farinha e logo percebi porque todo o mundo diz que, depois de usar a farinha de grão de bico para fazer bolo, nossas receitas de bolo não voltarão a ser as mesmas!

Ao contrário das outras farinhas sem glúten, como a farinha de coco e a farinha de arroz, a farinha de grão de bico não requer o uso de ingredientes espessantes, como a goma xantana, e resulta em bolos crescidos e fofinhos naturalmente, além de ser rica em benefícios! Veja abaixo como fazer bolo de farinha de grão de bico passo a passo em fotos e surpreenda-se!

4 convidados 45m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para perder peso, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
  • Para a massa do bolo:
  • Para a cobertura de chocolate:
Como fazer Bolo com farinha de grão de bico:
1

Prepare o bolo de grão de bico colocando numa tigela os ingredientes secos peneirados: a farinha de grão de bico, o fermento e o sal. Reserve.

  • DICA: veja como fazer farinha de grão de bico caseira.

Dica: É muito importante peneirar a farinha de grão de bico na hora de usar porque ela forma grumos facilmente.

2

Numa tigela maior coloque o açúcar, a manteiga e o ovo e bata com a batedeira por 5 minutos, até conseguir um creme bem suave.

Dica: Esse bolo também pode ser preparado com margarina ou óleo de coco no lugar da manteiga, sobretudo se você for intolerante à lactose.

3

Pouco a pouco e enquanto bate adicione a mistura dos secos (farinha de grão de bico, fermento e sal) alternando com o leite. O resultado final será uma massa de bolo suave e cremosa, como na foto.

Dica: Se você preferir pode trocar o leite por bebida vegetal de aveia, de arroz ou outra.

4

Unte com manteiga e polvilhe maisena numa forma de bolo pequena e coloque nela a mistura deste bolo sem glúten com farinha de grão de bico. Asse no forno pré-aquecido a 180ºC por 30-40 minutos ou até passar no teste do palito.

Dica: Usei uma forma de bolo de 22 cm de diâmetro. Não use uma forma maior que essa para o bolo não ficar pequeno demais.

5

Para deixar este bolo de farinha de grão de bico ainda mais apetitoso prepare a calda simples de chocolate: derreta o chocolate no microondas ou em banho-maria, coloque o leite e misture bem (não precisa ir no fogo).

Dica: Prepare esta calda após assar e desenformar o bolo, ela firma rapidamente depois de pronta.

6

Quando o bolo estiver assado retire do forno e deixe esfriar completamente antes de desformar. Desenforme, coloque a calda e pode servir! Não hesite em preparar e provar este bolo com farinha de grão de bico com chocolate que fica com sabor e textura perfeitas. Bom apetite!

Procurando mais receitas com farinha de grão de bico? Veja como fazer biscoito de farinha de grão de bico e pão com farinha de grão de bico.

Dica: Confira abaixo quais são os benefícios da farinha do grão de bico!

Se você gostou da receita de Bolo com farinha de grão de bico, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos sem glúten.

Quais os benefícios da farinha do grão de bico?

A farinha de grão de bico é a nova queridinha das receitas sem glúten! Ela é preparada a partir do grão de bico assado e triturado até virar uma farinha fina, por isso é rica em proteína vegetal e fibras que ajudam a saciar. Mas existem outros bons motivos para usar farinha de grão de bico na cozinha. Confira quais os benefícios do grão de bico para a saúde:

  • A farinha de-grão-de-bico é naturalmente sem glúten, por isso pode ser consumida por quem sofre de Doença Celíaca e problemas digestivos;
  • É baixa em gordura, açúcares e não contém colesterol;
  • Contribui para reduzir o risco de doenças do coração, obesidade, diabetes e câncer devido à quantidade de fibras que contém;
  • Também ajuda a emagrecer devido ao seu alto teor de fibras;
  • Fortalece o sistema imunológico criando defesas contra a inflamação e ajuda a balancear os níveis de pH do nosso organismo;
  • Ajuda a baixar os níveis de colesterol ruim devido à grande variedade de polifenóis naturalmente presentes, que são potentes antioxidantes;
  • Contém magnésio, cálcio, potássio e ácido fólico, que é essencial para a boa saúde durante a gravidez.

Informação nutricional da farinha de grão de bico

100 gramas de farinha de grão de bico contêm:

  • 335 calorias
  • 88 gramas de proteína
  • 3 gramas de gordura
  • 1005 miligramas de sódio
  • 776 miligramas de fósforo
  • 178 miligramas de cálcio
  • 81 miligramas de potássio
  • 39 miligramas de magnésio