Receita de Bolo de abacate com chocolate

Receita de Bolo de abacate com chocolate

Você sabia que abacate e chocolate é uma combinação que super resulta? Ainda que pareça improvável, você pode usar esses dois ingredientes para preparar sobremesas deliciosas, como este bolo de abacate com chocolate. Sua consistência é muito especial, um meio termo entre mousse e pudim: úmida, cremosa e deliciosa! O abacate é rico em gorduras saudáveis e pode ser usado em várias receitas doces como substituto do óleo e da manteiga. Por isso esta sobremesa de abacate com chocolate é sem lactose e sem outras gorduras adicionadas. Vamos experimentar? Confira aqui no TudoReceitas todos os detalhes desta torta doce de abacate com chocolate!

8 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, Banho-maria
Ingredientes:
Como fazer Bolo de abacate com chocolate:
1

Comece por descascar os abacates, retirar o caroço e bater no liquidificador ou num processador de alimentos com o suco de limão ou o vinagre.

Dica: O suco de limão ou o vinagre evitam que o abacate fique escuro e amargo, devido ao processo de oxidação.

2

À parte bata as gemas com o açúcar até dissolver os grãos de açúcar e obter uma mistura cremosa.

3

Em seguida adicione o abacate batido à mistura anterior de gemas e açúcar. Misture bem.

4

Numa tigela misture a farinha, o cacau e o fermento e adicione-os ao creme de abacate, usando uma peneira para evitar grumos na massa deste bolo.

5

Por fim, pouco a pouco adicione a bebida vegetal enquanto mexe a massa.

Se você preferir pode usar bebidas vegetais em casa, confira estas receitas fáceis:

  • Leite de coco caseiro;
  • Leite de avelã;
  • Leite de arroz.
6

Quando todos os ingredientes desta receita de abacate e chocolate estiverem bem misturados, coloque a massa numa forma de bolo ou de pudim untada com óleo e polvilhada com farinha ou forrada com papel manteiga (será mais fácil para desenformar).

Cubra com papel alumínio e cozinhe em banho-maria no forno ou no fogão durante 45 minutos.

Dica: Tampe o recipiente do banho-maria para acelerar o cozimento. Após o tempo indicado pique a massa do bolo: se o palito sair com muita massa grudada, deixe cozendo por mais 10-15 minutos.

7

Após assar, retire a forma do banho-maria e deixe ficar em temperatura ambiente para esfriar. Quando estiver morna, desenforme e reserve esta sobremesa de chocolate e abacate na geladeira - fica mais gostosa se você servir ela geladinha.

8

Prove e saboreie eu delicioso bolo de abacate com chocolate simples assim ou acompanhado de, por exemplo, um pouco de chantilly caseiro com ovo, usando as claras de ovo que sobraram do preparo desta receita. Experimente e conte nos comentários o que você achou!

Se você gostou desta combinação de sabores, confira também como fazer mousse de chocolate e abacate. Bom apetite!

Se você gostou da receita de Bolo de abacate com chocolate, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos de chocolate.