Receita de Bolo de abóbora simples

Receita de Bolo de abóbora simples

Você sabia que a abóbora rende um bolo fofinho, crescido e muito aromático? Esta receita de bolo de abóbora simples que apresentamos aqui no TudoReceitas é assim mesmo e de certeza que você vai querer preparar!

Uma das vantagens desta receita de bolo de abóbora fofinho é ser preparado sem leite e sem manteiga, ou seja, é um bolo sem lactose que pode ser consumido por quem não inclui esses ingredientes na sua dieta ou não tem eles na dispensa. Para fazer o bolo de abóbora começamos por cozinhar a abóbora e amassar ela, depois é só misturar com os demais ingredientes e levar para assar. Simples assim! O resultado é um bolo de abóbora fofinho, levemente úmido e muito saboroso.

Confira abaixo o modo de preparo passo a passo em fotos deste bolo de abóbora cozida e experimente hoje mesmo!

6 convidados 1h 30m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, No forno
Ingredientes:
Como fazer Bolo de abóbora simples:
1

Para fazer este bolo de abóbora fácil pique a abóbora em pedaços com mais ou menos o mesmo tamanho. Cozinhe numa panela com água ou no vapor durante 30 minutos ou até ficar bem macia, desfazendo.

Dica: Outra opção é cozinhar a abóbora no forno, desse jeito ela ficará com um gostinho defumado delicioso!

2

Depois retire a abóbora e deixe escorrendo para eliminar o excesso de água. Se você optou por cozinhar a abóbora numa panela com água deixe escorrendo por 1 a 2 horas para evitar um bolo solado.

3

Ligue o forno nos 180ºC. Amasse a abóbora com um garfo ou com um acessório para purê e coloque numa tigela. Adicione os ovos, o óleo e o açúcar e bata com a batedeira ou com um fouet até obter um creme.

4

Misture os ingredientes secos num bowl: a farinha, o bicarbonato, a canela e a noz moscada. Peneire e adicione nos ingredientes anteriores enquanto mexe.

Dica: Não bata a massa do bolo de abóbora após adicionar a farinha, desse jeito você conseguirá um bolo mais crescido e fofinho.

5

Unte uma forma de bolo e coloque nela a massa deste bolo de abóbora caseiro. Coloque assando no forno nos 180ºC com calor em baixo durante 25 minutos. Depois ligue o calor em cima também e asse por mais 15 minutos ou até o palito sair limpo após picar a massa - veja como fazer o teste do palito.

6

Retire o bolo do forno, espere 10 minutos e desenforme com cuidado. Coloque sobre uma grelha de resfriamento e deixe até esfriar completamente. Depois polvilhe açúcar de confeiteiro, sirva e delicie-se com este aromático bolo de abóbora caseiro que com certeza vai agradar a todos. Bom apetite!

Procurando mais receitas doces com abóbora? Veja estas sugestões:

  • Abóbora cristalizada
  • Doce de abóbora com coco
  • Doce de abóbora de corte

Dica: Não aconselhamos desenformar o bolo logo após retirar ele do forno para evitar que quebre.

Se você gostou da receita de Bolo de abóbora simples, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos simples.

Como conseguir um bolo de abóbora mais fofinho

Este bolo de abóbora, quando preparado de acordo com nossas dicas e sugestões, fica muito leve e fofinho. No entanto, com alguns detalhes no preparo, seu bolo pode ficar ainda mais gostoso! Preste atenção nestas dicas de como fazer bolo de abóbora muito fofinho e experimente:

  • Separe as claras das gemas e bata as claras em neve até ficarem bem firmes. Com isso você consegue incorporar mais ar nas claras e assim conseguir um bolo mais leve e fofinho;
  • Incorpore as claras na massa do bolo de abóbora apenas no fim, depois de adicionar todos os demais ingredientes. Também é importante adicionar as claras em movimentos envolventes, de preferência com uma espátula ou fouet, de forma a preservar o ar delas;
  • Misture as gemas com o açúcar batendo muito bem, de forma a dissolver os grãos de açúcar e conseguir uma mistura cremosa;
  • Peneire os ingredientes secos para conseguir que fiquem mais soltinhos e leves na massa;
  • Enquanto assa o bolo não abra o forno durante os primeiros 30 minutos, para evitar que ele murche - confira porque o bolo murcha depois de assado e porque o bolo fica cru no meio.