Receita de Bolo de aveia sem farinha de trigo

Receita de Bolo de aveia sem farinha de trigo

Bateu aquela vontade de comer um bolinho no café da manha? Esse não é um alimentos que possa ser consumido com frequência por pessoas que não podem consumir farinha de trigo por motivos de saúde ou que precisam perder peso. Por isso, hoje te ensinamos esta receita de Bolo de aveia sem farinha de trigo, que será uma ótima solução para o seu dia a dia.

Hoje no TudoReceitas te ensinamos a fazer esse Bolo de aveia sem farinha de trigo super prático e saudável sem farinha nem açúcar.

8 convidados 1h 30m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, Receita sem sal, No forno
Ingredientes:
Como fazer Bolo de aveia sem farinha de trigo:
1

Para começar a preparar o seu bolo de aveia sem farinha de trigo, descasque e amasse a banana. Recomendamos usar uma banana bem madura, pois dará mais sabor.

2

Em seguida, processe metade da aveia em flocos para fazer farinha de aveia.

Dica: se tiver farinha de aveia, pule esta etapa e use 125 gramas de farinha e 125 gramas de aveia em flocos para fazer a receita.

3

Numa tigela junte a farinha de aveia e os flocos de aveia e adicione o fermento. Misture bem todos os ingredientes.

4

Adicione a banana amassada, o ovo, o óleo, a essência de baunilha, o adoçante e metade da água.

Dica: A quantidade de adoçante depende do tipo que você usar e do seu gosto pessoal. Neste caso usamos 3 colheres rasas de sacarina líquida, equivalente a 50 gramas de açúcar. Consulte as tabelas do seu adoçante para saber as equivalências.

5

Misture bem todos os ingredientes com uma colher ou espátula. Se necessário, adicione mais água aos poucos. Você deve obter uma massa com uma consistência semelhante ao mingau. Deixe descansar por 15 minutos para a aveia hidratar e, se necessário, acrescente mais água.

6

Usamos uma forma de 24 x 9 x 6 cm e untamos com óleo e depois coloque papel manteiga cobrindo o fundo e unte o papel novamente. Assim será mais fácil desenformar o pudim de aveia sem farinha.

Dica: Enquanto isso, ligue o forno para preaquecer a 170°C.

7

Despeje a massa na forma e leve ao forno preaquecido a 170°C por aproximadamente 35 minutos.

Dica: Verifique se está cozido com a técnica do palito, deve sair seco quando espetar o bolo no centro.

8

Retire o seu bolo de aveia sem farinha de trigo do forno, deixe esfriar alguns minutos e desenforme. Em seguida, remova o papel manteiga da base.

9

Seu bolo de aveia sem farinha de trigo está pronto. Como ele tem o miolo bem macio, recomendamos deixar esfriar antes de cortar para não esfarelar.

Gostou dessa receita de bolo de aveia sem farinha de trigo? Vem ver essas outras receitas que separamos para você:

  • Receita de Bolo sem farinha e sem açúcar
  • Receita de Bolo sem farinha

Se você gostou da receita de Bolo de aveia sem farinha de trigo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Biscoitos.