Receita de Bolo de beterraba e chocolate

Receita de Bolo de beterraba e chocolate

Existem vários tipos de beterraba, mas a mais consumida e mais famosa pelo seu valor medicinal é sem dúvida a beterraba vermelha. Este potente anti-cancerígeno é mais eficaz quando consumido crú, mas ao ser cozinhada também se aproveitam muitos dos seus nutrientes, das suas propriedades rejuvenescedoras e a fibra que contém. Não perca mais tempo e prepare este bolo, apresentando assim a beterraba na sua mesa de uma forma diferente e divertida.

8 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receitas Dia dos namorados, No forno
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

O primeiro passo para fazer esta deliciosa receita com beterraba e chocolate é preparar e organizar todos os ingredientes.

2

Descasque as beterrabas e corte em cubos iguais, ponha em uma panela com água suficiente e cozinhe até que fique macia. Depois de cozinhada retire a beterraba e guarde o suco do cozimento uma vez que o iremos usar mais à frente. Reserve a beterraba.

3

Entretanto, prepare um banho-maria para derreter o chocolate. Para isso, ponha uma panela duas xícaras de água em fogo médio-baixo, ponha uma taça (sem tocar na água quente) por cima para que possa fazer um excelente banho-maria sem que queimar o nosso chocolate. Junte o chocolate e deixe derreter.

4

Enquanto o chocolate derrete, passe a farinha de tripo por uma peneira.

5

Faça um monte com a farinha e junte os ovos no centro para começar a fazer a massa do bolo de beterraba com chocolate. Com a ajuda de uma batedeira ou uma espátula misture bem os ingredientes.

6

Adicione um pouco do suco que sobrou do cozimento da beterraba e misture bem todos os ingredientes.

7

Quando vir que o chocolate está a começar a derreter acrescente o creme de leite e misture tudo. Isto é conhecido como ganache ou cobertura de chocolate, que ficará fantástico no nosso bolo de beterraba.

8

Triture a beterraba cozinhada até obter um purê.

9

Adicione a misture de creme de leite e chocolate à taça onde tínhamos a farinha de trigo e os ovos. Junte também o açúcar, a canela em pó e a essência de baunilha para dar um toque especial à nossa preparação.

10

Finalmente acrescente a manteiga derretida e a beterraba triturada. Misture muito bem até integrar todos os ingredientes do nosso bolo.

11

Unte um molde com um pouco de manteiga e coloque a massa do bolo de beterraba no molde.

12

Pré-aqueça o forno a 200 ºC, assim que estiver quente baixe a temperatura para 180ºC e coloque o bolo no forno durante uns 20 minutos aproximadamente.

13

Assim que tirar o bolo de beterraba e chocolate do forno deixe esfriar uns minutos e desenforme quando estiver à temperatura ambiente.

14

Com vê, este delicioso bolo tem uma cor intensa e é perfeito para o dia dos namorados. Como decoração final do bolo de beterraba e chocolate pode polvilhar um pouco de açúcar em pó por cima. Se gostou desta receita ou ficou com alguma dúvida não hesite em dizer-nos através dos comentários.

Se você gostou da receita de Bolo de beterraba e chocolate, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos de chocolate.