Receita de Bolo de caramelo simples e fácil

Receita de Bolo de caramelo simples e fácil

Apesar de parecer uma tarefa complicada, a verdade é que preparar um bolo que seja fofinho e delicioso é muito mais fácil do que você imagina. O realmente difícil é escolher qual sabor você quer dar ao seu bolo, afinal existem diversas opções e fica complicado escolher só uma.

A equipe do TudoReceitas está aqui para te ajudar! Por isso, aqui você vai encontrar uma opção de bolo que vai agradar tanto as crianças como os adultos. Além disso, é uma receita perfeita para festas de aniversário porque fica bem com qualquer cobertura ou recheio, como ganache de chocolate, merengue, geleia de morango, etc. Continue lendo e veja como fazer esse bolo de caramelo simples e fácil.

8 convidados 45m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
Como fazer Bolo de caramelo simples e fácil:
1

Antes de colocar mãos à obra com esse bolo de caramelo maravilhoso, organize todos os ingredientes. A manteiga deve estar à temperatura ambiente para misturar melhor, por outro lado você pode comprar o caramelo já pronto ou fazer você mesmo seguindo nossa receita de caramelo líquido caseiro.

2

Em um recipiente grande misture o creme de leite com duas colheres de caramelo. Se você quiser que o bolo caseiro fiquei com um sabor ainda mais intenso, pode adicionar mais caramelo.

Dica: Se você comprar o caramelo pronto, aconselhamos que esquente o caramelo por uns 20 segundo no microondas antes de misturar. Se você optar por fazer em casa não é necessário esquentar porque já estará quente.

3

Depois de misturar os ingredientes anteriores, adicione o açúcar e bata. Pode utilizar uma batedeira, um mixer ou bater manualmente com um fouet.

4

Quando você já tiver adicionado o açúcar, acrescente os ovos um a um. Bata muito bem o ovo antes de adicionar o ovo seguinte, isso é importante para incorporar ar nos ovos e conseguir uma massa de ovo mais crescida.

Dica: Nesse momento pré-aqueça o forno a 180ºC, com calor na parte de cima e de baixo.

5

Em seguida, aqueça a manteiga para que derreta um pouco e adicione na mistura, para continuar com a preparação do bolo com caramelo.

Dica: Como você pode ver na imagem, não é necessário que a manteiga esteja completamente derretida, basta um pouco para que se incorpore melhor na mistura.

6

Para obter uma massa mais leve e, portanto, um bolo de caramelo mais fofinho, recomendamos que você peneire a farinha junto com o fermento. Como você pode ver na imagem, fizemos isso diretamente no recipiente da massa.

7

Misture todos os ingredientes com a ajuda de uma espátula, fazendo movimentos envolventes para evitar que a mistura perca ar e volume.

Dica: Se você quiser pode provar a massa e, caso seja necessário, adicionar um pouco mais de caramelo.

8

Unte com manteiga uma forma de bolo, para evitar que o bolo de caramelo fique grudado, e coloque a massa nela. Além disso, você também pode cobrir a forma com papel manteiga, para ser mais fácil retirá-lo.

Dica: Para que você tenha uma referência, a forma utilizada é de 20 cm de diâmetro.

9

Leve ao forno seu bolo com caramelo a 180ºC durante 40-45 minutos, aproximadamente. De acordo com o tipo de forno que você tiver, pode ser que demore mais ou menos tempo para assar, por isso recomendamos que você fique de olho. Faça a prova com um palito para ver se realmente está pronto ou não antes de retirar do forno.

Dica: Quando faltarem cinco minutos para terminar de assar, desligue o forno e deixe o bolo dentro. Assim o bolo não ficará murcho.

10

Deixe esfriar o bolo de caramelo fora do forno antes de desenformar. Uma vez que estiver frio, retire da forma e sirva. Como você pode ver, é um bolo fofo e com muito sabor. Se for um bolo de aniversário você pode decorar ou rechear com:

  • Ganache de chocolate;
  • Receita de Cobertura de Oreo.

Dica: E então? O que você achou dessa receita de bolo de caramelo simples e fácil? Uma maravilha não é mesmo? Não esqueça de deixar um comentário e, claro, fotos do resultado.

Se você gostou da receita de Bolo de caramelo simples e fácil, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos simples.