Receita de Bolo de cenoura com farinha de sorgo

Receita de Bolo de cenoura com farinha de sorgo

Vamos fazer um bolo de cenoura sem glúten? Neste caso escolhemos uma farinha especial: a farinha de sorgo, originária de África e Ásia e produzida através do grão de sorgo moído. Aqui no Brasil o sorgo ainda não é muito reconhecido, no entanto ele é considerado o 5º cereal mais importante do mundo por conter alto teor de antioxidantes, ajudar a diminuir o colesterol e o desenvolvimento de doenças crônicas como a diabetes tipo 2. Se você quer preparar receitas com sorgo, confira qui no TudoReceitas como fazer esta receita de bolo de cenoura com farinha de sorgo que é ao mesmo tempo sem glúten e sem lactose. O resultado é um bolo muito fofinho e gostoso com gostinho de bolo de cenoura tradicional. Experimente!

10 convidados 45m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receita sem lactose, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
  • Para o bolo:
  • Sugestão de calda de chocolate sem lactose:
Como fazer Bolo de cenoura com farinha de sorgo:
1

No liquidificador bata as cenouras descascadas e picadas com os ovos, o óleo e o açúcar até obter um creme suave.

2

Coloque as farinhas (a farinha de sorgo e a maisena) e o sal peneirados numa tigela e acrescente a mistura do liquidificador. Mexa até envolver tudo muito bem e, em último, junte o fermento.

Dica: De preferência use farinha de sorgo integral, é mais nutritiva e fica em fibras que a farinha de sorgo não integral.

3

Coloque a mistura deste bolo sem glúten numa forma untada e enfarinhada e asse no forno pré-aquecido a 180ºC por 40 minutos ou até dourar.

4

Se quiser preparar a calda de chocolate sem lactose dissolva o amido de milho na bebida vegetal e leve ao fogo com os restantes ingredientes. Fique mexendo até engrossar e desligue.

5

Retire o bolo com farinha de sorgo do forno e deixe esfriar um pouco antes de desenformar. Depois desenforme, jogue sobre ele a calda e pode deliciar-se! Diga nos comentários o que você achou desta sugestão e bom apetite!

Procurando mais receitas com farinha de sorgo? Confira estas sugestões:

  • Pão com farinha de sorgo;
  • Bolo de chocolate com farinha de sorgo;

Se você gostou da receita de Bolo de cenoura com farinha de sorgo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos sem glúten.