Receita de Bolo de cenoura com farinha integral

Receita de Bolo de cenoura com farinha integral

O tema das farinhas integrais como substitutas das farinhas refinadas está na ordem do dia. Sabemos que o consumo de farinhas integrais é mais benéfico para a nossa saúde sobretudo porque este tipo de farinhas é mais nutritiva e saciante. Além disso, dietas ricas em fibras, nas quais são incluídos os cereais integrais, demonstraram evidências prováveis de redução no risco de vários tipos de câncer e de doenças cardiovasculares, diabete tipo 2 e evidências convincentes de diminuição no risco de obesidade.

Pensando nisso, aqui no TudoReceitas compartilhamos com vocês esta receita de bolo de cenoura com farinha integral preparado com ingredientes simples, com mel no lugar do açúcar e usando um óleo poli-não-saturado (óleo de girassol, de milho, de soja, canola, linhaça ou gergelim) como fonte de gordura. Apesar deste ser um bolo em que o glúten está presente (a farinha de trigo, apesar de integral, contém glúten), é um bolo sem lactose porque é preparado sem leite nem manteiga.

Quer saber como fazer bolo integral de cenoura no liquidificador? Confira abaixo o passo a passo em fotos e prepare logo.

4 convidados 45m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receita sem lactose, No forno
Ingredientes:
Como fazer Bolo de cenoura com farinha integral:
1

Coloque no copo do liquidificador o mel, o óleo e os ovos e bata muito bem. O óleo usado poderá ser óleo de girassol, de milho, de soja, canola, linhaça ou gergelim. Prefira usar ovos caipiras e mel orgânico, que são mais benéficos para a saúde.

Dica: Ligue o forno nos 180ºC (forno médio), para preaquecer. Se preferir um bolo de cenoura sem pedaços de cenoura bata 3 cenouras descascadas e picadas junto com estes ingredientes.

2

Coloque a mistura do liquidificador numa tigela, adicione as cenouras raladas e as nozes picadas e misture. Depois acrescente a farinha integral, misture muito bem e, por fim, adicione o fermento, misturando levemente.

Dica: Se quiser poderá misturar também na massa deste bolo integral meia colher de chá de canela, essa especiaria super combina com a cenoura e as nozes!

3

Coloque essa massa de bolo integral numa forma untada com óleo e leve para assar no forno preaquecido a 180ºC por 35-40 minutos ou até passar no teste do palito.

Dica: Use uma forma redonda, com furo no meio, de aproximadamente 22 cm.

4

Depois de assar seu bolo de cenoura integral retire-o do forno e espere esfriar antes de desenformar. Depois desenforme e delicie-se com este bolo simples com farinha integral. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Se você gostou da receita de Bolo de cenoura com farinha integral, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos simples.

Calda para bolo de cenoura com farinha integral

Agora você já sabe como fazer essa receita de bolo de cenoura com farinha integral. Separamos as nossas opções de caldas saudáveis preferidas, confira:

  • Calda de Maracujá: A calda de maracujá é um clássico que combina perfeitamente com o bolo de cenoura. E o melhor de tudo tem pouco açúcar!
  • Geleia de morango: Para uma combinação diferente e saudável, você pode fazer uma calda de morangos caseira, essa é uma opção irresistível.

Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.

Bibliografia

Receita adaptada do livro "Culinária com farinha de trigo integral (segundo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde)" de Sidney Federman