Receita de Bolo de cenoura integral, sem ovo e sem leite

Receita de Bolo de cenoura integral, sem ovo e sem leite

O bolo de cenoura é um clássico dos bolos caseiros e um dos favoritos de muitas pessoas! Neste caso, fazemos algumas substituições da receita de bolo de cenoura tradicional para deixá-lo mais saudável e válido para quem não pode com leite nem com ovos ou para quem segue uma alimentação vegana.

Esta receita de bolo de cenoura integral, sem ovo e sem leite é preparado com fica uma farinha de espelta integral e fica uma delícia. Se você confeitar com o creme de caju que indicamos abaixo, fica bem bonitinho para servir numa festa também!

Por isso não espere mais: continue aqui no TudoReceitas e descubra como fazer bolo de cenoura vegano que vai surpreender todos que provarem.

8 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, No forno
Ingredientes:
  • Para a cobertura e recheio:
Como fazer Bolo de cenoura integral, sem ovo e sem leite:
1

Comece misturando todos os ingredientes secos numa tigela: a farinha de espelta, o açúcar, o fermento e o bicarbonato. Para conferir mais sabor a este bolo de cenoura saudável poderá adicionar também as raspas de laranja e as especiarias (canela, gengibre e noz moscada).

Dica: Reserve as cenouras raladas e as nozes moídas para adicionar no passo 3.

2

Noutro recipiente misture os ingredientes líquidos: o suco de laranja, o leite vegetal, o óleo e o vinagre. Adicione na tigela dos ingredientes secos e misture até incorporar tudo muito bem.

  • Se preferir, poderá preparar leite vegetal caseiro para usar nesta receita de bolo de cenoura vegano. Veja como fazer, por exemplo, leite vegetal de aveia.
3

Adicione as cenouras raladas e triture muito bem esta massa de bolo sem ovos com a ajuda de um mixer de mão ou, se preferir, no liquidificador, até ficar lisinha. Adicione as nozes picadas por último.

4

Unte uma forma de bolo com óleo vegetal e coloque nela a massa. Leve para assar no forno pré-aquecido a 180 graus durante 30 minutos ou crescer e até passar no teste do palito.

Dica: Use uma forma de bolo redonda com cerca de 22 cm de diâmetro.

5

Enquanto o bolinho está no forno, prepare o creme vegano que será usado no recheio e na cobertura: bata no liquidificador os cajus hidratados e escorridos, o leite vegetal e o xarope de agave e bata muito bem até obter uma mistura lisinha e cremosa.

Dica: Coloque os cajus hidratando em água filtrada cerca de 6-8 horas antes de preparar esta receita, assim eles ficarão bem macios.

6

Adicione o óleo de coco, volte a bater até incorporar e transfira esse preparado de creme de caju para uma tigela. Reserve na geladeira até ser o momento de usar.

7

Quando este bolo de cenoura vegano estiver assado, desenforme e deixe esfriar completamente. Depois corte ao meio e recheie com 1/3 do creme de caju reservado na geladeira.

8

Cubra com a outra metade do bolo e espalhe o restante creme de caju no topo e nas laterais. Decore a gosto com nozes e chocolate ralado e reserve na geladeira até ao momento de servir.

9

No momento de servir, corte o bolo de cenoura integral em porções e desfrute com uma xícara de chá ou café. Tenho a certeza que vai adorar a combinação de todos estes ingredientes do bolo de cenoura integral, sem ovo e sem leite, por isso não hesite em preparar e dizer nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Ficou interessado/a em mais receitas de bolo vegano? Veja como fazer:

  • Bolo de chocolate vegano fofinho
  • Bolo de banana vegano de liquidificador
  • Brownie vegano muito fácil

Se você gostou da receita de Bolo de cenoura integral, sem ovo e sem leite, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos recheados.