Receita de Bolo de chocolate com recheio de suspiro

Receita de Bolo de chocolate com recheio de suspiro

Pense num bolo de chocolate úmido e com recheio crocante de suspiro. Só de imaginar já faz crescer água na boca, certo? Aqui no TudoReceitas ensino você a fazer um bolo com recheio de suspiro que encantará todos em qualquer festa sem ser enjoativo. É uma sobremesa um pouco demorada de preparar, porém é a aposta perfeita para os mais gulosos e amantes de chocolate! Confira abaixo esta receita de bolo de chocolate com recheio de suspiro que compartilho no TudoReceitas e experimente com a ajuda do nosso passo-a-passo.

10 convidados 2h 30m Sobremesa Dificuldade elevada
Características adicionais: Custo médio, No forno
Ingredientes:
  • Para a massa de bolo:
  • Para os suspiros:
  • Para a ganache de chocolate:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Começamos preparando esta receita fazendo os suspiros. Para isso pese as claras de ovo e, de acordo com o peso, separe a mesma medida em açúcar refinado e em açúcar em pó - ou seja, se as suas claras pesarem 80g, você terá de usar 80g de açúcar refinado e 80g de açúcar em pó. Bata as claras em neve até ficarem bem firmes.

2

Enquanto bate adicione às claras o açúcar refinado e depois o açúcar em pó. O resultado final deverá ser um merengue espesso, suave e muito brilhante. Quando terminar ligue o forno a 100ºC com calor apenas em baixo.

3

Coloque o merengue em um saco de confeitar com bico pitanga e faça montinhos em um tabuleiro de forno com papel manteiga ou untado com manteiga. Leve ao forno a 100ºC durante 1 hora ou até observar que os suspiros estão consistentes e ligeiramente quebrados. Depois retire e deixe esfriar em temperatura ambiente.

4

Quando os suspiros estiverem assados é hora de preparar o delicioso bolo de chocolate úmido! Comece por misturar o suco de limão no leite e numa tigela misture a farinha com o cacau e o fermento.

Dica: Deixe o leite com suco de limão repousar até que comece se formando uma coalhada.

5

Numa outra tigela bata muito bem o açúcar e a manteiga, até virar um creme suave e esbranquiçado. Acrescente o ovo e volte a bater.

Dica: Bata estes ingredientes com a ajuda de uma batedeira elétrica, para que seja mais fácil e rápido.

6

Pouco a pouco adicione ao creme anterior a farinha peneirada alternando com o leite. Quando obtiver um creme suave e sem grumos misture num recipiente à parte o bicarbonato e o vinagre e adicione à massa do bolo, mexendo uma última vez.

Dica: O vinagre e o bicarbonato deverão criar uma efervescência quando misturados, se isso não acontecer significa que o bicarbonato está vencido.

7

Coloque a massa do bolo de chocolate úmido numa forma de bolo alta e sem buraco no meio, devidamente untada e enfarinhada, ou em duas formas de bolo com cerca de 20 cm. Leve a assar no forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 40-45 minutos ou até quando um palito sair limpo depois de o espetar no centro do bolo.

8

Enquanto isso prepare o ganache de chocolate para o recheio e cobertura: pique o chocolate grosseiramente e coloque derretendo no microondas ou em banho-maria. Depois retire do banho-maria, acrescente o creme de leite em temperatura ambiente e a manteiga e misture muito bem.

9

Quando os suspiros estiverem esfriados parta em pedaços deixando alguns para decoração do bolo. Misture os suspiros quebrados com 1/3 da ganache de chocolate e esse será o recheio crocante do bolo de chocolate!

Dica: Ao partir os suspiros deixe alguns pedaços maiores para conferir mais textura ao recheio.

10

Finalmente, depois de assar o bolo retire-o do forno e deixe esfriar. Depois desenforme, corte ao meio e espalhe o recheio de ganache e suspiros. Cubra com a outra metade de bolo e espalhe a ganache de chocolate no topo e laterais, alisando bem com uma espátula. Reserve na geladeira por 30-40 minutos, ou até a ganache ficar durinha.

Dica: Não precisa de cortar o bolo ao meio se tiver separado a massa em duas formas. Reserve um pouco da ganache de chocolate para grudar os suspiros da decoração.

11

No momento de servir o bolo de chocolate com recheio de suspiro espalhe a ganache restante no topo e acrescente os suspiros que reservou para decoração. Está pronto! Espero que goste deste bolo incrível e que, quando preparar, suba foto do resultado final acompanhada da sua opinião.

Confira também como fazer suspiro caseiro colorido, um caprichado bolo de chocolate para aniversário e ainda um bolo de chocolate vulcão. Bom apetite!

Se você gostou da receita de Bolo de chocolate com recheio de suspiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos de chocolate.