Receita de Bolo de chocolate úmido sem farinha de trigo

Receita de Bolo de chocolate úmido sem farinha de trigo

Para os amantes de chocolate que não podem ou não querem consumir farinha de trigo, aqui no TudoReceitas compartilhamos esta receita de bolo sem trigo com chocolate! Descubra como fazer bolo de chocolate úmido, suave, com toque crocante de nozes e delicioso sabor intenso de chocolate que lembra um brownie de chocolate americano.

Nesta receita de bolo de chocolate cremoso não vai farinha de trigo nem nenhuma outra farinha, por isso este é um bolo sem glúten válido para quem sofre de doença celíaca ou simplesmente não quer incluir farinhas na sua alimentação. Confira abaixo esta receita de bolo de chocolate úmido sem farinha de trigo com preparo passo a passo em fotos e experimente logo!

6 convidados 45m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
Como fazer Bolo de chocolate úmido sem farinha de trigo:
1

Em uma tigela coloque o chocolate picado em pedaços e a manteiga. Leve ao micro-ondas em potência máxima por 30 segundos e retire para mexer. Devolva ao micro-ondas por mais 1-2 ciclos de 30 segundos, sempre retirando para mexer, até o chocolate estar completamente derretido e bem misturado com a manteiga. Reserve.

2

A seguir separe as gemas das claras, colocando as gemas numa tigela grande e as claras na tigela da batedeira. Bata as claras com uma pitada de sal, na batedeira, até que fiquem bem firmes em ponto neve, como na foto - para isso será necessário bater por uns 10 minutos na velocidade alta. Reserve na geladeira.

3

Adicione o açúcar nas gemas e misture muito bem com uma espátula até obter um creme suave (gemada), com os grãos de açúcar dissolvidos.

Dica: aconselhamos usar açúcar refinado, pois é mais fácil de dissolver.

4

Se quiser, acrescente também o iogurte, que vai ajudar a conseguir um bolo de chocolate mais encorpado e menos quebradiço. Adicione o chocolate e manteiga derretidos na gemada anterior e mexa para incorporar muito bem.

Dica: neste momento pré-aqueça o forno nos 180ºC (forno médio-alto).

5

Seguidamente, para conferir textura e estrutura neste bolo de chocolate úmido, adicione as nozes picadas e a maizena peneirada junto com o cacau e o bicarbonato de sódio. Misture para incorporar bem.

Dica: o bicarbonato de sódio vai no lugar do fermento e ajuda a conseguir um bolo mais úmido.

6

Finalmente adicione as claras, pouco a pouco, incorporando-as na massa do bolo de chocolate em movimentos envolventes, para que não percam o ar.

7

Transfira a massa do bolo para uma forma untada e polvilhada com cacau em pó e coloque assando no forno a 180ºC. Para conseguir um bolo de chocolate cremoso deixe assar por 30 minutos, se preferir um bolo de chocolate úmido mas fofinho, deixe por 40 minutos.

Dica: use uma forma de bolo ou de torta, como na foto, com 20 a 22 cm de diâmetro.

8

Retire seu bolo de chocolate sem farinha de trigo do forno e desenforme quando esfriar. Bom apetite!

Gostou desta receita de bolo de chocolate sem glúten? Deixe sua opinião nos comentários e confira também estas receitas de bolo em trigo:

  • Bolo de arroz cru bem fofinho
  • Bolo de puba cremoso
  • Bolo de fubá light de liquidificador

Se você gostou da receita de Bolo de chocolate úmido sem farinha de trigo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos de chocolate.