Receita de Bolo de fubá salgado

Receita de Bolo de fubá salgado

Que delícia saborear um bolo de fubá salgado, caseiro e morninho no lanche da tarde! Esse tipo de torta salgada pode ser recheada com uma grande variedade de ingredientes, o que permite aproveitar todas as sobrinhas que temos na geladeira. Foi pensando nisso que preparei esta receita de bolo de fubá salgado com bacon, tomate e queijo e ficou uma delícia!

Quando quero preparar um bolo de fubá salgado para a minha família, sempre sigo um truque precioso: refogar os ingredientes do recheio antes de adicioná-los na massa! Esse detalhe é um passo precioso para conferir mais sabor no bolo salgado e também para evitar que alguns ingredientes, como o tomate, acabem libertando água ou suco na massa, o que poderia resultar num bolo solado e que não cresce.

Pode apostar que esta receita de bolo de fubá salgado caseiro dá muito certo! O bolo cresce e fica uma delícia que deixa todos com vontade de repetir. Quer saber como fazer? Confira aqui no TudoReceitas o passo a passo em fotos e todos os detalhes da receita!

4 convidados 45m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
  • Massa do bolo de fubá salgado:
Como fazer Bolo de fubá salgado:
1

Comece preparando o recheio do bolo salgado de fubá, pois como iremos refogar os ingredientes, eles precisam esfriar antes de serem adicionados à massa. Comece dourando o bacon numa frigideira, em fogo médio-baixo, mexendo de vez em quando.

Dica: se o bacon tiver pouca gordura, acrescente 1 colher de sopa de óleo de girassol ou de azeite. Se você quiser, poderá substituir o bacon por calabresa.

2

Quando o bacon começar a dourar, acrescente a cebola e o tomate picados. Misture e deixe no fogo por mais 2-3 minutos, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar macia e o tomate desmanchar. Tempere com uma pitada de sal, desligue o fogo e reserve para amornar ou esfriar.

Dica: não exagere na quantidade de sal, pois o bacon já é salgado.

3

Agora pré-aqueça o forno nos 180ºC e vamos preparar a massa do bolo de fubá: numa tigela ou no liquidificador bata os ovos com o óleo até misturar bem. Acrescente o leite e volte a bater.

Dica: é importante que o leite não esteja gelado, para que a massa do bolo não esfrie - isso poderia prejudicar o crescimento do bolo no forno.

4

Acrescente a farinha de trigo e o fubá peneirados e envolva bem, até incorporar completamente. Mais uma vez, você pode fazer isso numa tigela ou no liquidificador, como preferir.

5

Em seguida, adicione o fermento e misture até envolver bem. Por fim, adicione o sal e volte a misturar.

Dica: você também pode adicionar o sal, mexer a massa e adicionar o fermento por último. O importante é não adicionar o fermento e o sal juntos, pois o sal pode prejudicar a ação do fermento.

6

Em seguida, adicione o recheio de bacon, tomate e cebola, que já deverá estar frio ou, pelo menos, amornado.

7

Por fim, adicione o queijo ralado e o orégano, e misture até incorporar bem na massa deste bolo de fubá salgado.

8

Coloque a massa numa forma de bolo média untada com óleo e polvilhada com farinha ou, faça como eu e divida por duas forminhas menores, também untadas e enfarinhadas. Decore o bolinho com queijo ralado para que fique douradinho após assar.

9

Leve o bolo para assar no forno já quente (nos 180ºC) e durante 40-45 minutos - ou até crescer, dourar e passar no teste do palito.

Dica: lembre-se que o tempo que leva para o bolo assar vai depender da potência do seu forno, por isso fique de olho depois de assar por 30 minutos!

10

Depois desse tempo, seu maravilhoso bolo de fubá salgado está pronto! Retire do forno e espere esfriar um pouco antes de desenformar e cortar. Esse bolinho salgado é supergostoso enquanto está morno, porém também é muito bom depois de esfriar. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

  • Dá para fazer bolo de fubá na frigideira? Sim! Teste a Receita de Bolo de fubá de frigideira
  • Quer mais receitas de bolos e pães? Prove, então, essa Receita de Pão de 3 queijos tipo Subway

Se você gostou da receita de Bolo de fubá salgado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tortas salgadas.