Receita de Bolo de fubá sem leite fofinho

Receita de Bolo de fubá sem leite fofinho

O bolo de fubá é um prato muito tradicional do nosso país. Sua origem é bem antiga, vem da época de colonização, quando o consumo de trigo ainda não era muito presente por aqui. E tem em sua base o milho que, sob a forma de farinha, é chamado de fubá. É uma de nossas receitas mais populares, fazendo parte da culinária rural e, consequentemente, de uma das celebrações mais tradicionais do Brasil: as festas juninas.

Há muitas receitas de bolo de fubá e, em sua maioria, o leite é um dos ingredientes principais. Dessa forma, a fim de contemplar aqueles que não consomem leite, seja por restrição alimentar ou preferência, trouxemos essa receita de bolo de fubá sem leite. Veja as instruções de preparo a seguir e faça na sua casa!

12 convidados 45m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, Popular nas Festas Juninas, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Bolo de fubá sem leite fofinho:
1

Misture o fubá, a farinha, a erva doce e o fermento numa tigela grande e reserve.

Dica: neste momento preaqueça o forno nos 180 graus (forno médio).

2

Bata bem no liquidificador o açúcar, o ovos, o óleo, a água e o sal.

3

Junte a mistura do liquidificador com os ingredientes secos reservados e incorpore delicadamente com um batedor de arame (como na foto) ou colher.

Dica: recomendamos usar um batedor de arame porque ele é excelente para dissolver os grumos do fubá nessa massa de bolo de fubá sem lactose.

4

Transfira a massa desse bolo de fubá fofinho para uma forma untada com óleo e polvilhada com fubá.

5

Leve ao forno pré aquecido a 180 graus por 40 minutos ou até o seu bolo de fubá crescer bastante, dourar e passar no teste do palito.

6

Espere o bolo esfriar um pouco antes de desenformar. Sirva puro ou com uma calda de goiabada ou goiabada cremosa caseira, por exemplo.

7

Gostou desse bolo? Então deixe seu comentário abaixo e descubra mais receitas de bolo sem leite nas minhas redes sociais em diariodacozinheiraamadora e aqui no TudoReceitas:

  • Bolo de banana para bebê
  • Bolo com poucos ingredientes
  • Bolo de laranja fofinho com casca

Se você gostou da receita de Bolo de fubá sem leite fofinho, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos simples. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.