Receita de Bolo de laranja com bicarbonato no lugar do fermento

Receita de Bolo de laranja com bicarbonato no lugar do fermento

Sabe aqueles truques que precisamos aprender na culinária? Pois bem, vamos te apresentar um truque aqui no TudoReceitas para te salvar naqueles dias que você quiser preparar um bolo caseiro, mas não tem fermento em pó! Vamos te ensinar uma receita de bolo com o uso do bicarbonato de sódio no lugar do fermento químico!

Ambos são fermentos que contribuem dando mais leveza e volume à massa do bolo, porém o bicarbonato precisa ser ativado com algum ingrediente ácido (suco de laranja, suco de limão, vinagre, leite...), ao contrário do fermento em pó químico.

Sabendo desses detalhes, vamos aprender os truques de como fazer bolo de laranja sem fermento que fica fofinho e volumoso do mesmo jeito? Acompanhe agora o passo a passo com fotos da receita de bolo de laranja com bicarbonato no lugar do fermento aqui no TudoReceitas .

8 convidados 45m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
  • MASSA
  • CALDA (glacê)
Como fazer Bolo de laranja com bicarbonato no lugar do fermento:
1

Separe todos os ingredientes necessários para preparar o bolo com bicarbonato no lugar do fermento.

Dica: lembre-se de usar todos os ingredientes em temperatura ambiente, principalmente os ovos e o leite.

2

Bata as claras em neve com uma batedeira ou um fouet até ficarem bem firmes e formando picos consistentes. Isso é muito importante para conseguir um bolo bem crescido e areado! Reserve.

3

Num bowl, bata as gemas com o açúcar com o auxílio de um fouet, até formar um creme homogêneo e fofo.

Dica: se preferir, utilize a batedeira.

4

Adicione o leite, o óleo, o suco de laranja e o bicarbonato de sódio e misture. Aguarde um pouco, para dar tempo do bicarbonato ser ativado em contato com os ingredientes ácidos.

5

Acrescente a farinha de trigo peneirada à massa e misture até incorporar os ingredientes.

Dica: pré aqueça o forno a 180 graus neste momento.

6

Por fim adicione as claras em neve à massa, misturando delicadamente com movimentos de baixo para cima até envolver todos os ingredientes e a massa ficar homogênea.

Dica: cuidado para não exagerar misturando e retirar as bolhas de ar que deixarão o bolo aerado e fofo.

7

Transfira a massa para uma forma média com furo central, untada e enfarinhada.

Dica: utilizamos uma forma com 23 cm de diâmetro.

8

Leve para assar em forno pré aquecido a 180 graus por 35 minutos aproximadamente, ou até passar pelo teste do palito. Desenforme-o quando estiver frio.

Dica: dependendo da potência do seu forno, esse tempo poderá variar.

9

Enquanto o bolo esfria, prepare a calda/glacê de laranja simplesmente juntando o suco de laranja e o açúcar de confeiteiro, até formar uma pastinha viscosa e homogênea.

Dica: para esse preparo é necessário usar açúcar de confeiteiro mesmo, não aconselhamos substituir por outro tipo de açúcar porque a consistência não dará certo.

10

Cubra o bolo com essa calda e decore com raspas de casca de laranja e algumas rodelas de laranja, para dar um charme!

11

Esperamos que tenha gostado da receita de bolo de laranja feito com bicarbonato no lugar do fermento! Faça aí na sua casa e conte nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de bolo com bicarbonato? Veja como fazer:

  • Bolo integral de laranja
  • Bolo de limão fácil e fofinho

Se você gostou da receita de Bolo de laranja com bicarbonato no lugar do fermento, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos simples.