Partilhar

Receita de Bolo de maçã e avelãs sem glúten

Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 1 dezembro 2017
Receita de Bolo de maçã e avelãs sem glúten

Alguma vez pensou combinar maçã e avelã num bolo? O resultado é incrível! Nesta receita de bolo de maçã e avelãs usamos também uma farinha diferente e sem glúten: a farinha de castanha. Quer provar? Não perca mais tempo: confira abaixo a lista de ingredientes, acompanhe o passo-a-passo detalhado e recrie esta receita de bolo caseiro do TudoReceitas em sua casa para surpreender a sua família. Garantimos que será um sucesso!

6 convidados 1h 30m Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Bolo de amêndoa e avelã
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para fazer este delicioso bolo de maçã sem glúten comece por descascar as maçãs, retirar as sementes e cortar em pedaços. Rale o limão e esprema o suco para as maçãs, de forma a evitar que escureçam (reserve a raspa para depois).

Receita de Bolo de maçã e avelãs sem glúten - Passo 1
2

Em seguida derreta a manteiga no microondas e bata com o açúcar até dissolver bem os grãos. Adicione a este creme as raspas de limão, o sal e o açúcar de baunilha e misture.

Receita de Bolo de maçã e avelãs sem glúten - Passo 2
3

O passo seguinte desta receita de bolo de maçã e avelãs é adicionar os ovos, um a um, ao creme. Misture bem entre cada adição.

Receita de Bolo de maçã e avelãs sem glúten - Passo 3
4

Finalmente acrescente a farinha de castanha e a maisena peneiradas, assim evitamos que se formem grumos e que a massa do bolo fique mais fofa. Incorpore delicadamente.

Dica: Se quiser pode substituir a farinha de castanha por farinha de arroz, farinha de quinoa ou outra farinha fina e sem glúten.

Receita de Bolo de maçã e avelãs sem glúten - Passo 4
5

Separe as avelãs em duas metades e bata uma dessas partes no liquidificador ou processador, até virar uma farinha mais ou menos homogênea. Pique a restante metade de avelãs (cerca de 75g) em pedaços maiores ou maiores.

Receita de Bolo de maçã e avelãs sem glúten - Passo 5
6

Adicione à massa 50g da farinha de avelã e 50 g das avelãs picadas, para que o bolo ganhe textura. Finalmente adicione as maçãs e seu suco a esta massa do bolo sem glúten e envolva bem.

Dica: Se não tiver balança simplesmente adicione à massa mais ou menos 2/3 da farinha de avelã e 2/3 das avelãs picadas.

Receita de Bolo de maçã e avelãs sem glúten - Passo 6
7

Coloque a massa deste bolo de maçã numa forma retangular de 26 x 16 cm, forrada com papel manteiga, e alise a superfície com uma espátula.

Receita de Bolo de maçã e avelãs sem glúten - Passo 7
8

Para fazer a crosca crocante deste bolo coloque em uma tigela as claras de ovo, o açúcar de confeiteiro e a restante farinha de avelãs (25g). Misture tudo muito bem até virar um creme grudento e espalhe sobre a massa ainda crua.

Receita de Bolo de maçã e avelãs sem glúten - Passo 8
9

Complete com as restantes avelãs picadas (25g) e leve a assar no forno a 180ºC, com calor em cima e em baixo, por 40-45 minutos.

Receita de Bolo de maçã e avelãs sem glúten - Passo 9
10

Este bolo de maçã e avelãs é um bolo úmido por isso, antes de tirar do forno, certifique-se de que está bem cozido no centro. Depois deixe esfriar completamente ou quase completamente antes de desenformar e cortar. Delicie-se e diga nos comentários o que achou!

Se gostou desta receita aprenda também a fazer o bolo de maçã judaico, o bolo de maçã com gotas de chocolate e o bolo de chocolate úmido e fofo. Bom apetite!

Receita de Bolo de maçã e avelãs sem glúten - Passo 10

Se você gostou da receita de Bolo de maçã e avelãs sem glúten, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos sem glúten.

Suba a sua foto de Receita de Bolo de maçã e avelãs sem glúten

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Bolo de maçã e avelãs sem glúten

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
lanne
Que delícia,gosto muito de receitas saudáveis. O bom deste o bom que esse bolo ñ leva leite.E nem farinha de trigo. rs
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
É isso mesmo, Ianne! Quando preparar este bolo suba foto do resultado final 🙂

Receita de Bolo de maçã e avelãs sem glúten
1 de 11
Receita de Bolo de maçã e avelãs sem glúten

Voltar ao topo da página