Receita de Bolo de maçã e avelãs sem glúten

Receita de Bolo de maçã e avelãs sem glúten

Alguma vez pensou combinar maçã e avelã num bolo? O resultado é incrível! Nesta receita de bolo de maçã e avelãs usamos também uma farinha diferente e sem glúten: a farinha de castanha. Quer provar? Não perca mais tempo: confira abaixo a lista de ingredientes, acompanhe o passo-a-passo detalhado e recrie esta receita de bolo caseiro do TudoReceitas em sua casa para surpreender a sua família. Garantimos que será um sucesso!

6 convidados 1h 30m Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
Como fazer Bolo de maçã e avelãs sem glúten:
1

Para fazer este delicioso bolo de maçã sem glúten comece por descascar as maçãs, retirar as sementes e cortar em pedaços. Rale o limão e esprema o suco para as maçãs, de forma a evitar que escureçam (reserve a raspa para depois).

2

Em seguida derreta a manteiga no microondas e bata com o açúcar até dissolver bem os grãos. Adicione a este creme as raspas de limão, o sal e o açúcar de baunilha e misture.

3

O passo seguinte desta receita de bolo de maçã e avelãs é adicionar os ovos, um a um, ao creme. Misture bem entre cada adição.

4

Finalmente acrescente a farinha de castanha e a maisena peneiradas, assim evitamos que se formem grumos e que a massa do bolo fique mais fofa. Incorpore delicadamente.

Dica: Se quiser pode substituir a farinha de castanha por farinha de arroz, farinha de quinoa ou outra farinha fina e sem glúten.

5

Separe as avelãs em duas metades e bata uma dessas partes no liquidificador ou processador, até virar uma farinha mais ou menos homogênea. Pique a restante metade de avelãs (cerca de 75g) em pedaços maiores ou maiores.

6

Adicione à massa 50g da farinha de avelã e 50 g das avelãs picadas, para que o bolo ganhe textura. Finalmente adicione as maçãs e seu suco a esta massa do bolo sem glúten e envolva bem.

Dica: Se não tiver balança simplesmente adicione à massa mais ou menos 2/3 da farinha de avelã e 2/3 das avelãs picadas.

7

Coloque a massa deste bolo de maçã numa forma retangular de 26 x 16 cm, forrada com papel manteiga, e alise a superfície com uma espátula.

8

Para fazer a crosca crocante deste bolo coloque em uma tigela as claras de ovo, o açúcar de confeiteiro e a restante farinha de avelãs (25g). Misture tudo muito bem até virar um creme grudento e espalhe sobre a massa ainda crua.

9

Complete com as restantes avelãs picadas (25g) e leve a assar no forno a 180ºC, com calor em cima e em baixo, por 40-45 minutos.

10

Este bolo de maçã e avelãs é um bolo úmido por isso, antes de tirar do forno, certifique-se de que está bem cozido no centro. Depois deixe esfriar completamente ou quase completamente antes de desenformar e cortar. Delicie-se e diga nos comentários o que achou!

Se gostou desta receita aprenda também a fazer o bolo de maçã judaico, o bolo de maçã com gotas de chocolate e o bolo de chocolate úmido e fofo. Bom apetite!

Se você gostou da receita de Bolo de maçã e avelãs sem glúten, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos sem glúten.