Receita de Bolo de maçã simples e úmido

Receita de Bolo de maçã simples e úmido

Final de semana combina com bolo caseiro, não é mesmo? Nesta ocasião fiz um bolinho com uma fruta econômica, saborosa e que todo o mundo tem em casa: maçã. Decidi experimentar juntar também farinha de amêndoas na massa e o resultado foi um bolo de maçã simples e úmido muito gostoso!

Adicionar farinha de amêndoas num bolo é um truque para diminuir a farinha de trigo e deixar o bolo mais saboroso e molhadinho. No lugar dessa farinha você pode usar farinha de avelãs, farinha de nozes ou de outra oleoginosa. Se você ficou com vontade de provar esse bolo de maçã molhadinho confira abaixo o passo a passo e experimente logo!

6 convidados 45m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, No forno
Ingredientes:
Como fazer Bolo de maçã simples e úmido:
1

Comece por juntar todos os ingredientes necessários ao preparo desta receita. Para conseguir misturar tudo muito bem e evitar que o bolo murche após assar lembre que os ovos, a manteiga ou margarina e o leite devem estar em temperatura ambiente.

2

Seguidamente ligue o forno nos 180ºC com calor em cima e em baixo. Unte e enfarinhe uma forma de bolo - neste caso usei uma forma sem furo central, mas se você usar com furo o bolo assa mais rápido.

3

Numa tigela bata a manteiga e o açúcar com a batedeira até virar um creme fofo. Usei açúcar de confeiteiro porque é mais fácil de misturar com os restantes ingredientes e deixa o bolo mais leve, mas você pode usar o açúcar da sua preferência e até mesmo substituir ele por adoçante.

4

Seguidamente adicione a essência de baunilha e misture. Este ingrediente não é obrigatório no preparo deste bolo de maçã de batedeira, mas ajuda a melhorar o sabor!

5

Adicione os ovos um a um, parando para misturar entre cada adição. Deste jeito você garante que os ovos ficam perfeitamente incorporados na massa do bolinho.

6

Agora adicione a farinha de amêndoas e a farinha de trigo, de preferência peneirando antes para evitar grumos na massa. Misture até incorporar completamente.

Dica: Não peneire a farinha de trigo se você usar farinha de trigo integral, assim você preserva o farelo que trigo, que é rico em fibras.

7

Após preparar a massa do bolo de maçã fofinho e úmido descasque as maçãs, retire o miolo e corte em fatias nem muito finas nem muito grossas.

8

Na forma preparada coloque metade da massa de bolo, arrume as fatias de manhã e cubra com a massa restante. Coloque assando no forno a 180ºC durante 30-40 minutos ou até o bolo crescer e ficar douradinho.

Dica: Não abra o forno antes dos primeiros 30 minutos, assim você evita que o bolo murche e fique solado.

9

Quando o bolo tiver cara de assado, faça o teste do palito para comprovar que está pronto. Retire o bolo do forno, deixe esfriar um pouco e desenforme.

10

Seu bolo de maçã com farinha de amêndoas está pronto! Decore a gosto - eu usei açúcar mascavo - e sirva acompanhado com um café ou café de cevada. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas de bolo de maçã? Confira estas sugestões igualmente gostosas:

  • Bolo de maçã sem açúcar e sem lactose
  • Bolo de maçã com farinha de arroz
  • Bolo de maçã com gotas de chocolate

Se você gostou da receita de Bolo de maçã simples e úmido, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos simples.