Receita de Bolo de mandioca ralada com queijo

Receita de Bolo de mandioca ralada com queijo

A mandioca é um tubérculo que faz parte da gastronomia brasileira há muitas gerações. Por ser tão comum pode ser usado inclusivamente para preparar um maravilhoso bolo de mandioca tradicional como esse aqui que ensino a fazer no TudoReceitas. Começamos por hidratar e ralar a mandioca crua, que depois esprememos com a ajuda de um pano de forma a conseguir a massa de mandioca necessária a esta receita. Depois é só preparar o bolinho do jeito habitual, sem farinha, e desfrutar dessa delícia! Confira abaixo todos os detalhes desta receita de bolo de mandioca ralada com queijo e experimente hoje mesmo!

8 convidados 1h 30m Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Bolo de mandioca ralada com queijo:
1

Comece por descascar a mandioca e cortar em pedaços. Depois coloque na água filtrada e deixe hidratar um pouco.

2

Quando a mandioca estiver macia, rale no ralo fino. Transfira a massa ralada da mandioca para uma bacia e cubra com água.

3

Passe essa mistura em um pano de algodão alvejado e torça o pano até a água parar de pingar. Reserve a massa resultante, que deverá pesar 600 gramas de massa de mandioca necessária para esta receita de bolo de mandioca ralada com queijo.

4

Com a massa de mandioca pronta, reúna os restantes ingredientes necessários ao preparo deste bolinho - a isso se chama 'mise en place'.

5

Derreta a manteiga, em um bowl coloque os ovos e bata com o açúcar e o sal. Acrescente aos poucos a manteiga derretida, sem parar de bater, até obter uma mistura homogênea.

6

Acrescente os demais ingredientes: a massa da mandioca, o queijo e o leite. Misture bem até a massa do bolo de mandioca ralada com queijo ficar uniforme.

7

Leve ao forno preaquecido por aproximadamente 45 minutos ou até ficar dourado em sua superfície. Para confirmar, faça o teste do palito.

8

Espere o bolo de mandioca ralada com queijo esfriar, desenforme e polvilhe açúcar de confeiteiro com canela. É um bolo muito saboroso, com gostinho de casa de vó, por isso não deixe de preparar! Diga nos comentários o que você achou e confira também estas receitas com mandioca:

  • Nhoque de mandioca;
  • Escondidinho de mandioca;
  • Bolinhos de mandioca com rapadura.

Se você gostou da receita de Bolo de mandioca ralada com queijo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos simples. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.