Receita de Bolo de mandioca simples

Receita de Bolo de mandioca simples

A mandioca é uma raiz muito popular na gastronomia brasileira, pode ser usada de variadíssimas formas e em uma grande quantidade de pratos doces e salgados. Uma das receitas com mandioca mais populares é o bolo de mandioca, uma delícia simples para acompanhar o café da manhã ou chá da tarde!

Aqui no TudoReceitas mostro para você como faz um bolo de mandioca simples e sem farinha de trigo, perfeito para iniciantes na cozinha ou para quem quer preparar um bolinho caseiro e pouco trabalhoso. Por fora ele fica douradinho e por dentro é um bolo úmido e cremoso. Em algumas regiões do Brasil ele é chamado de bolo de aipim cru mas, seja qual for o nome que você dá para ele, uma coisa é certa: vale a pena preparar e provar!

Continue aqui no TudoReceitas e confira o passo a passo em fotos desta receita de bolo de mandioca simples e fácil. Tenho a certeza que todos aí em casa vão gostar!

8 convidados 45m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Ligue o forno nos 180ºC. Em seguida descasque a mandioca (também chamada de aipim ou macaxeira noutras regiões do Brasil) e rale bem até obter uma massa como a da foto. Coloque essa massa de mandioca num pano, enrole como uma trouxinha e aperte bem, para espremer e eliminar o máximo de líquido. Reserve a mandioca.

Dica: Lembre que farinha de mandioca não é o mesmo que mandioca ralada, por isso não poderá usar esse ingrediente na substituição da mandioca ralada.

2

Na batedeira ou no liquidificador bata os ovos com a manteiga, o açúcar e o leite até obter uma mistura suave e líquida.

Dica: Prefira usar ovos caipiras nesta receita, eles deixam o bolo mais amarelinho! Se você for intolerante à lactose use margarina sem lactose e leite de coco.

3

Seguidamente adicione a mandioca crua ralada e o coco ralado na mistura anterior e mexa até incorporar. Acrescente o fermento peneirado e mexa levemente.

Dica: Pode usar coco fresco ou seco, porém o coco fresco deixa um gostinho mais interessante na receita!

4

Unte e enfarinhe uma forma de 20 cm com buraco e coloque a massa do bolo nela. Leve ao forno preaquecido nos 180ºC e asse por 45 minutos ou até o bolo passar no teste do palito - no entanto lembre que esse bolo não fica fofinho, ele tem uma consistência semelhante a pudim.

Dica: Se o seu bolo começar a dourar antes de ficar pronto cubra com uma folha de papel de alumínio.

5

Seu bolo de mandioca sem trigo está pronto! Retire do forno, espere esfriar e sirva no café da manhã ou no seu lanche acompanhado por um café ou por um chá. Bom apetite e conte nos comentários o que você achou.

No TudoReceitas você encontra mais receitas de bolo de mandioca para variar no cardápio. Confira estas sugestões:

  • Bolo de mandioca cremoso
  • Bolo de mandioca de liquidificador
  • Bolo de mandioca de liquidificador fofinho

Se você gostou da receita de Bolo de mandioca simples, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos simples. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.