Receita de Bolo de pão de mel

Receita de Bolo de pão de mel

Quem não fica com água na boca quando o assunto é bolo pão de mel? Essa delícia é fácil de fazer e sempre dá certo! Se você está procurando receita de pão de mel simples e recheado, continue aqui no TudoReceitas!

Nesta ocasião ensinamos você a preparar um delicioso bolo pão de mel recheado com brigadeiro mole, uma combinação irresistível e válida também para pão de mel para vender. Abaixo mostramos para você como fazer pão de mel fofinho e crescido como na foto e também como fazer o brigadeiro. No final é só juntar os dois e se deliciar! Confira todos os detalhes desta receita de bolo de pão de mel caseiro passo a passo e experimente.

6 convidados 45m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
  • Para o bolo:
  • Para o recheio de brigadeiro:
Como fazer Bolo de pão de mel:
1

Prepare o bolo pão de mel colocando numa panela o açúcar e a água. Leve ao fogo baixo e deixe por 20 minutos sem mexer, até conseguir uma calda com os grãos de açúcar dissolvidos. Desligue e deixe esfriar um pouco.

2

Numa tigela coloque os ingredientes secos peneirados: a farinha de trigo, o chocolate, a canela e o bicarbonato. Coloque a calda do passo anterior e mexa bem com a batedeira ou com um fouet.

3

No liquidificador bata o leite, as gemas de ovo e o mel. Adicione este líquido na massa do bolo e mexa até misturar muito bem. Ligue o forno nos 180ºC.

Dica: Para evitar o cheiro e gosto de ovo peneire as gemas de forma a filtrar a película ou pelinha delas.

4

Para conseguir um pão de mel fofinho e crescido bata as claras de ovo em neve, até ficarem bem volumosas e firmes. Coloque pouco a pouco na mistura do pão de mel incorporando delicadamente, para não perder o ar.

Dica: Para bater as claras mais rápido coloque nelas uma pitada de sal ou algumas gotas de suco de limão antes de começar batendo.

5

Forre com papel manteiga uma forma retangular ou quadrada de 30 x 30 cm. Coloque a massa e, se quiser, polvilhe confeitos de chocolate. Coloque assando no forno já nos 180ºC por 20 minutos ou até passar no teste do palito.

6

Enquanto o bolo assa prepare o recheio para pão de mel: coloque o leite condensado e a manteiga numa panela, leve ao fogo médio para baixo e fique mexendo por 5 minutos ou até conseguir ver o fundo da panela, como na foto.

7

Retire a panela do fogo, coloque o chocolate picado e o creme de leite e mexa até incorporar. Leve de novo ao fogo e fique mexendo por 1-2 minutos ou até ponto de brigadeiro mole.

8

Desenforme o bolo já assado e deixe esfriar um pouco. Depois corte ao meio, recheie com o brigadeiro e corte porções a gosto. Está pronto! Delicie-se com esta maravilhosa receita de pão de mel recheado e deixe sua opinião nos comentários. Bom apetite!

No TudoReceitas temos mais receitas de pão de mel para você descobrir. Confira:

  • Bolo pão de mel recheado com coco
  • Pão de mel da Palmirinha
  • Pão de mel funcional

Se você gostou da receita de Bolo de pão de mel, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos recheados. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.