Receita de Bolo de Páscoa decorado

Receita de Bolo de Páscoa decorado
Imagem: madebyjayne.com

Procurando receitas de Páscoa para receber a sua família nesta data especial? Veja aqui no TudoReceitas como fazer um bolo de Páscoa decorado e recheado de um jeito fácil e, acima de tudo, muito gostoso!

Para que todo o mundo consiga fazer esta receita de bolo de Páscoa decorado optámos por uma decoração simples com raspas de chocolate e amêndoas de Páscoa. O recheio e cobertura é de chocolate, preparado com manteiga, queijo mascarpone ou cream cheese e chocolate. O preparo é simples, a combinação de sabores é excelente e vai agradar sobretudo aos mais gulosos!

Confira abaixo os ingredientes e passo a passo em fotos desta receita de bolo de chocolate para a Páscoa e delicie todos.

8 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Páscoa, No forno
Ingredientes:
  • Para o bolo:
  • Para o recheio e cobertura:
  • Para decorar:
Como fazer Bolo de Páscoa decorado:
1

Comece preparando a massa do bolo de Páscoa: bata a manteiga com o açúcar, até obter um creme suave, com os grãos de açúcar bem dissolvidos. Acrescente os ovos e continue batendo, para incorporar bem.

Dica: Use a manteiga em temperatura ambiente, ou ligeiramente amolecida. Prefira também bater com a batedeira, será mais rápido que bater na mão.

2

Num recipiente à parte ou no liquidificador misture o cacau com a água e o iogurte até que não restem grumos. Adicione esta mistura nos ingredientes anteriores e volte a bater, para misturar bem.

Dica: A água deverá estar em temperatura ambiente ou morna, desse jeito será mais fácil dissolver o cacau nela.

3

Finalmente acrescente a farinha e o fermento peneirados juntos, pouco a pouco, enquanto mistura com um fouet ou colher.

Dica: Se a massa do bolo estiver muito espessa após adicionar todos os ingredientes, coloque algumas colheres de sopa de água até ficar mais suave.

4

Quando a massa do bolo de chocolate estiver bem lisinha, unte e enfarinhe uma forma de bolo redonda, sem furo central. Coloque nela a massa e coloque assando no forno preaquecido a 180ºC por cerca de 45 minutos, ou até passar no teste do palito.

Dica: Use uma forma com aproximadamente 24 cm de diâmetro.

5

Enquanto o bolo de Páscoa está assando, prepare o recheio e cobertura: pique o chocolate e coloque derretendo em banho-maria ou no microondas.

6

À parte bata a manteiga com o mascarpone ou cream cheese até obter um creme suave, como na fotografia. Adicione o chocolate derretido e misture bem. Reserve na geladeira por 20-30 minutos, para firmar.

Dica: O queijo mascarpone ou cream cheese podem ser substituídos por creme de leite fresco (sem soro), porém esse recheio não ficará tão saboroso.

7

Quando o bolo estiver assado, espere ele esfriar. Depois corte ao meio e recheie com cerca de 1/3 do creme de chocolate preparado no passo anterior. Coloque a outra metade de bolo e espalhe o restante creme de chocolate por todo o bolo (topo e laterais).

Dica: Espalhe o creme de chocolate com a ajuda de uma espátula.

8

Para terminar este bolo de Páscoa decorado, polvilhe as raspas de chocolate branco e ao leite, de forma a cobrir por completo o creme de chocolate. Decore com amêndoas de chocolate ou ovinhos e reserve na geladeira até à hora de servir. Bom apetite e feliz Páscoa!

Procurando mais receitas de bolo para Páscoa? Veja estas sugestões:

  • Bolo ninho de Páscoa
  • Bolovo de Páscoa
  • Bolo de Páscoa simples
Imagem: madebyjayne.com

Se você gostou da receita de Bolo de Páscoa decorado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos decorados.