Receita de Bolo de puba

Receita de Bolo de puba
Imagem: bourgeoisbohemechic.blogspot.com

Assim como a mandioca recebe diferentes nomes por todo o Brasil, também a massa resultante dela pode ser chamada de puba, carimã ou simplesmente massa de mandioca. Com ela podemos preparar um bolinho que é tradicional da Bahia e muito gostoso. Você quer provar? Confira abaixo todos os detalhes!

Mas o que é puba e como se faz puba? A puba é uma massa extraída das raízes de mandioca, tem textura semelhante a tapioca e sabor levemente azedo quando crua. Nesta receita de bolo caseiro fácil a puba substitui por completo a farinha de trigo e não vai leite de vaca nem manteiga, por isso este é um bolo sem glúten e sem lactose. Para que fique mais fofinho aconselhamos bater as claras em neve e misturar delicadamente na massa.

Veja aqui no TudoReceitas como fazer bolo de massa de mandioca (bolo de carimã ou bolo de puba) e delicie-se com este bolinho que super combina com um cafezinho!

8 convidados 1h 30m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, Receita sem glúten, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Comece por separar as gemas e as claras. Bata as claras em neve e, noutra tigela, bata as gemas com a margarina e o açúcar até virar um creme bem suave.

Dica: Adicione uma pitada de sal nas claras para que elas subam mais rápido. Peneire as gemas para evitar o gosto e cheiro de ovo.

2

Adicione a puba na mistura de ovos, margarina e açúcar e misture bem. Acrescente o leite de coco e misture novamente até a massa ficar lisinha, sem grumos.

Dica: A massa de puba pode ser encontrada pronta à venda nos mercados.

3

Pouco a pouco incorpore as claras batidas na massa e em movimentos delicados, para não perder o ar e conseguir um bolo de puba fofinho. Coloque numa forma de bolo untada e enfarinhada e asse no forno preaquecido a 180ºC por 40 minutos ou até dourar.

Dica: Nesta receita foi usada uma forma de bolo de 22 cm de diâmetro e sem furo no meio.

4

Depois de assar pelo tempo indicado seu bolo de massa puba está pronto! Espere esfriar antes de desenformar e prove acompanhando com um café. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Gostou do bolinho? Confira também estas receitas de bolo de mandioca:

  • Bolo de puba cremoso
  • Bolo de mandioca crua
  • Bolo de mandioca simples
Imagem: bourgeoisbohemechic.blogspot.com

Se você gostou da receita de Bolo de puba, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos sem glúten. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.