Receita de Bolo de reis tradicional

Receita de Bolo de reis tradicional

Quem não gosta de comer um delicioso bolo reis à sobremesa ou ao lanche? Esse bolo com frutos secos e cristalizados é bem típico das festas de Natal, por isso vale a pena aprender a fazer em casa! Aqui no TudoReceitas compartilhamos com você o passo-a-passo da receita de bolo de reis tradicional para que prepare facilmente um bolo de reis caseiro e ofereça à família na noite de Natal.

8 convidados 24h Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Natal, No forno
Ingredientes:
  • Para o fermento caseiro:
  • Para a massa:
  • Para a decoração:
Como fazer Bolo de reis tradicional:
1

A primeira coisa que você deve fazer para começar preparando o bolo de reis caseiro é reunir todos os ingredientes - os ovos, a manteiga e o leite devem estar em temperatura ambiente.

2

No dia anterior prepare o fermento caseiro, que fará toda a diferença na textura do bolo. Para isso dissolva o fermento no leite e adicione a farinha. Amasse e sove até obter uma bola de massa e deixe descansar em um lugar quente durante 1 hora, mais ou menos. Passado este tempo, coloque a massa em uma tigela, tampe e reserve na geladeira.

3

Em seguida prepare uma infusão de leite que irá aromatizar a massa desta receita de bolo de reis. Para isso coloque os 120 ml de leite em uma panela junto com as raspas de limão, as raspas de laranja e a canela. Assim que começar fervendo baixe o fogo e deixe por mais 5 minutos. Desligue e reserve na geladeira.

4

No dia seguinte retire o leite da geladeira, descarte as raspas e a canela e, se quiser, misture nele o rum. Coloque o fermento caseiro em uma tigela grande e junte os ingredientes da massa: os ovos, a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Misture bem e adicione o leite pouco a pouco, enquanto mistura - poderá não ser necessário usar o leite todo, adicione até observar que a massa está consistente.

Dica: Pode preparar a massa à mão ou com a ajuda de uma batedeira planetária.

5

Finalmente adicione a manteiga cortada em pedaços e comece sovando até obter uma massa elástica, suave e sem grumos. Se, após sovar por 1-2 minutos, a massa continuar grudando, deixe repousar por 10 minutos e volte a sovar.

6

Reserve a massa em uma tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano e deixe descansar por 2 horas, ou até dobrar de volume. Lembre-se que cumprir estes períodos de descanso é muito importante para conseguir um bolo de reis fofinho.

7

Depois do passo anterior volte a amassar a massa para eliminar o gás da fermentação. Modele em forma de rosca, como na fotografia, e coloque sobre um tabuleiro de forno forrado com papel manteiga. Volte a cobrir com um pano de cozinha e deixe repousar por mais 1 hora.

Dica: Se quiser pode colocar dentro da massa um pequeno brinde ou uma fava seca, que tradicionalmente traz sorte a quem o encontrar.

8

Finalmente vamos à decoração! Comece por misturar a gema de ovo com o leite e pincelar o bolo de reis com essa mistura. Depois decore a gosto com as frutas cristalizadas - aprenda a fazer gengibre cristalizado -, amêndoa laminada, cerejas em calda e açúcar.

Dica: Também pode usar outros ingredientes a seu gosto, como nozes, uvas-passa e coco ralado.

9

Ligue o forno a 190ºC e, quando estiver quente, asse o bolo de reis caseiro durante 25-30 minutos, ou até dourar.

10

Seu bolo de reis tradicional está finalmente pronto! Sirva morno ou frio e diga nos comentários o que achou, temos a certeza que todo o mundo irá adorar esta receita tão tradicional preparada por você com toda a dedicação.

Procurando mais receitas de Natal? Confira como fazer rocambole de Natal, rosca de Natal e rosca de Natal da Palmirinha. Bom apetite e feliz Natal!

Se você gostou da receita de Bolo de reis tradicional, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos decorados.