Receita de Bolo de rolo de Pernambuco

Receita de Bolo de rolo de Pernambuco

Todo o mundo que vai em Pernambuco precisa comer o bolo de rolo! Esse é um dos doces típicos do nordeste brasileiro e reconhecido como patrimônio imaterial de Pernambuco. Preparado com uma massa simples e geralmente recheado com goiabada, não se deixe enganar pela popularidade: esse é um rocambole doce fácil de fazer em casa. Confira abaixo a receita de bolo de rolo de Pernambuco e experimente hoje mesmo!

6 convidados 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Bolo de rolo de Pernambuco:
1

Para fazer esse bolo tradicional comece por bater o açúcar e a manteiga até virar um creme bem suave.

2

De seguida separe as gemas das claras e acrescente as gemas uma a uma à mistura anterior, misturando muito bem entre cada adição.

3

Numa tigela à parte você bate a clara de ovo até ficar bem firme, como um suspiro. Incorpore pouco a pouco e delicadamente na mistura anterior, para não perder o ar.

4

Por fim acrescente à massa desse bolo de rolo a farinha peneirada, pouco a pouco enquanto mistura. Com a ajuda de uma espátula espalhe a massa em uma camada bem fina num tabuleiro de forno untado e enfarinhado ou forrado com papel manteiga. Isso é importante pois é a espessura fina da massa que torna o aspeto desse bolo tão característico.

Dica: A quantidade de massa desta receita rende 6 a 7 tabuleiros de forno.

5

Leve ao forno a 180ºC por 3-5 minutos - a massa assa bem rápido por ser muito fina. Desenforme o bolo sobre um pano prato com açúcar polvilhado e espalhe nele o recheio, que geralmente é de goiabada. Enrole ainda quente e pressionando levemente.

Dica: Derreta a goiabada em banho-maria com um pouco de água.

Imagem: craftsy.com
6

Quanto mais camadas o bolo de rolo de Pernambuco tem, mais gostoso ficará! Deixe esfriar e, no momento de servir, corte as pontas para que fique bem perfeitinho. Não deixe de experimentar essa receita tão típica e tão gostosa e dizer nos comentários o que achou!

Confira também a receita de bolo Souza Leão, outro doce bem típico de Pernambuco, e o rocambole de goiabada. Bom apetite!

Se você gostou da receita de Bolo de rolo de Pernambuco, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Rocambole doce. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.