Receita de Bolo do caco sem glúten

Receita de Bolo do caco sem glúten

O bolo do caco é, na verdade, um pão achatado que tem a característica de ser cozido na chapa. A receita é portuguesa, mais concretamente da ilha da Madeira, e é popular para comer no café da manhã, como acompanhamento da refeição principal, como sanduíche e mais.

Aqui no TudoReceitas compartilho com vocês esta receita de bolo do caco sem glúten que eu testei e que dá muito certo! No preparo vai farinha de arroz, mix de farinhas para pão sem glúten e ainda batata doce. Veja como fazer esta receita de pão português sem glúten que com certeza vai deixar você rendido!

4 convidados 2h 30m Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Na grelha, Receitas de Portugal
Ingredientes:
Como fazer Bolo do caco sem glúten:
1

Primeiro descasque a batata doce e cozinhe numa panela com água no fogo médio até ficar macia. De seguida, retire, escorra a água e esmague a batata até virar um puré.

2

Dissolva o fermento e o sal na água e aguarde um pouco, para o fermento ativar.

3

Numa superfície limpa coloque as farinhas misturadas. Abra um buraco no meio e coloque a batata doce em purê e a água com o fermento e o sal. Misture tudo com as mãos e, se necessário, acrescente mais um pouco de água até ficar consistente.

4

Deixe a massa estendida levedar entre 2 a 3 horas. Depois forme bolinhas com a massa, espalme as bolinhas e coloque-as numa chapa bem quente (eu usei o meu grelhador elétrico com a chapa lisa).

5

Deixe cozinhar um dos lados e depois o outro lado. Sirva em seguida seu bolo do caco português sem glúten e consuma no próprio dia com manteiga de alho, com Nutella ou com outro recheio à escolha. Bom apetite!

Procurando mais receitas de pão sem glúten? Veja estas sugestões:

  • Pão sem glúten recheado
  • Pão sem glúten simples
  • Pão caseiro sem glúten e sem lactose

Se você gostou da receita de Bolo do caco sem glúten, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão sem glúten. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas portuguesas.