Receita de Bolo espelhado de morango

Receita de Bolo espelhado de morango
Imagem: kitchenlaw.blogspot.com

Recentemente, surgiu uma nova tendência no mundo da pastelaria: o bolo espelhado. Consiste num pão de ló fofinho, coberto com creme bávaro e uma camada superior que espelha o que reflete. Quem prova jura que é a sobremesa mais deliciosa do mundo! Apesar de ser um bolo complicado, com muitos passos, estamos esperando a primeira pessoa que não se orgulhe de o ter preparado. Confira esse passo a passo do TudoReceitas e se atreva a preparar o bolo espelhado de morango!

10 convidados 4h Lanche Dificuldade muito elevada
Características adicionais: Custo elevado, No forno
Ingredientes:
  • Para o bolo:
  • Para o xarope de morango:
  • Para o creme bávaro de morango:
  • Para o suco de morango:
  • Para o espelho de morango:
Como fazer Bolo espelhado de morango:
1

Para fazer bolo espelhado de morango, comece pela preparação do pão de ló. Pré-aqueça o forno a 230 º C. Unte e enfarinhe as laterais de uma assadeira grande (40 x 28 cm) e forre o fundo com uma folha de papel manteiga.

Dica: Corte o papel manteiga para que encaixe perfeitamente.

Imagem: foodeagle.com
2

Coloque os 3 ovos inteiros, 3 gemas e 3/4 de copo de açúcar em uma tigela média e bata tudo até ficar espesso e leve. Adicione a essência de baunilha e volte a bater. Reserve.

3

Em outra tigela, bata as claras de ovo até formarem espuma. Adicione o cremor de tártaro e bata até surgirem picos suaves. Adicione as duas colheres de açúcar restantes e volte a bater até as claras de ovo formarem picos mais firmes.

Dica: Tome atenção ao ponto para não bater demasiado as claras.

4

Peneire a farinha diretamente para a tigela da mistura de claras de ovo, adicione um quarto das claras e misture bem. De seguida, adicione lentamente o resto das claras.

5

Verta a massa para a assadeira preparada. Asse o bolo espelhado de morango até verificar um tom marrom claro e uma textura fofa. Deixe a forma esfriar por 5 minutos e passe a faca nas bordas da assadeira para soltar o pão de ló. Corte dois círculos de 21cm de pão de ló e empilhe um sobre o outro, separando-os com papel manteiga.

Dica: Se desejar, pode congelar o pão de ló quando terminar esse passo.

Imagem: namethedish.com
6

Para fazer o xarope de morango, coloque a água e o açúcar em uma frigideira. Deixe ferver até dissolver o açúcar completamente. De seguida, deixe esfriar até à temperatura ambiente e adicione o licor de morango para juntar sabor. Reserve.

7

Para fazer o creme bávaro de morango, coloque a gelatina no topo do puré de morango em uma tigela. Reserve até ficar esponjoso. Em um recipiente diferente, misture as gemas de ovo e o açúcar e bata até obter um creme leve. Coloque o leite em uma frigideira e deixe ferver. Adicione o leite ao recipiente da mistura de gemas, mexendo sempre.

Imagem: alltoquedout.wordpress.com
8

Coloque a mistura na frigideira e cozinhe em fogo médio, mexendo o tempo todo, até o seu dedo deixar um rasto claro quando passar na mistura. Remova do fogo imediatamente e misture com o conteúdo da tigela de gelatina.

Dica: Não deixe a mistura ferver!

Imagem: lawsofbaking.com
9

Leve a mistura a uma tigela de metal e coloque-a sobre um recipiente com água gelada. Adicione o suco de limão e o corante alimentar. Mexendo ocasionalmente, deixe o creme esfriar até engrossar até à consistência de chantili.

Imagem: share.cat
10

Enquanto a o creme esfria, bata o creme de leite fresco até formar picos suaves. Quando a gelatina ganhar a consistência de chantili, misture-a com o chantili que acabou de bater.

Imagem: cookrookery.com
11

Para fazer o suco de morango, lave e corte a fruta em pedaços. Coloque-os em uma frigideira e esmague até formar suco. Leve a frigideira a fogo baixo, adicione água e açúcar e deixe cozinhar lentamente por 10 minutos. Coloque uma peneira fina sobre uma tigela e despeje o conteúdo sobre a mesma. Deixe coar por 15 minutos sem pressionar a polpa.

Imagem: myboyfriendskitchen.wordpress.com
12

Para montar o bolo, pincele as laterais de uma assadeira de 25 centímetros com um pouco de óleo sem sabor ou óleo de amêndoa. Recorte um círculo de cartão com o tamanho exato do fundo da assadeira, cubra com papel alumínio e coloque-no fundo da forma.

Dica: A assadeira deve ter fundo removível, para que seja mais fácil desenformar o bolo no final.

Imagem: chicaandjo.com
13

Coloque uma das camadas do pão de ló no centro da assadeira e pincele o bolo com um pouco de xarope de morango para que fique úmido. Imediatamente após o término da preparação do creme bávaro, derrame cerca de metade sobre a primeira camada de pão de ló.

Imagem: everythinglooksrosie.com
14

Coloque a segunda camada de pão de ló no topo do creme e volte a pincelar o xarope de morango. Coloque o restante do creme bávaro no topo da segunda camada e alise o topo com a ajuda de uma espátula. Leve o bolo de morango espelhado à geladeira até o creme solidificar (entre 1 e 2 horas).

Imagem: theadventureisafoot.wordpress.com
15

Para fazer o espelho de morango, misture suco de limão, água e licor de morango em uma tigela. Coloque a gelatina sem sabor no topo da mistura e reserve até ficar esponjosa e macia.

16

Leve um copo e meio de suco de morango em uma frigideira pequena e deixe ferver. Coloque a mistura de gelatina no topo e mexa para que dissolva. Adicione o corante alimentar vermelho até obter a cor desejada para o espelho de bolo.

Imagem: mystoryinrecipes.com
17

Transfira a tigela para um recipiente com água gelada e mexa ocasionalmente até formar consistência de xarope. Nesse momento, verta sobre o topo de bolo espelhado de morango montado e leve à geladeira até solidificar.

Dica: Não permita que a mistura ganhe consistência de geléia!

Imagem: carolynrainwater.blogspot.com
18

Para desenformar, coloque uma toalha quente em redor do exterior da assadeira por alguns minutos. Passe uma faca afiada na borda do espelho de morango e solte-o da forma gentilmente.

Dica: Tenha atenção para que o espelho fique bem solto e não quebre na hora de servir.

19

Seu bolo espelhado de morango está pronto a servir!

Se gostou dessa receita, confira como fazer bolo pelado para festa e bolo prestígio.

Bom apetite!

Imagem: kitchenlaw.blogspot.com

Se você gostou da receita de Bolo espelhado de morango, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos decorados.