Bolos simples

Receita de Bolo fofinho de farinha de trigo

Letícia Lima
Por Letícia Lima, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 18 abril 2019
Receita de Bolo fofinho de farinha de trigo

Este bolo fácil e rápido que compartilho consigo é uma das receitas de bolo mais populares em todo o mundo! É, provavelmente, o primeiro bolo que a grande maioria das pessoas aprendeu a preparar porque é bem simples e gostoso. Continue aqui no TudoReceitas para conferir como fazer bolo de trigo simples e fofinho.

O bolo de trigo é aquele bolo que, para preparar, não precisa muito mais do que farinha de trigo, açúcar, óleo ou manteiga, leite, ovos e fermento. É um bolo branco básico que pode ser servido simples assim ou com uma calda. Vai bem como bolo para o café da manhã ou lanche e super combina com uma chávena de chá ou de café!

Ser você está procurando uma receita de bolo fofinho de farinha de trigo confira abaixo o modo de preparo passo a passo em fotos.

6 convidados 45m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno

Ingredientes para fazer Bolo fofinho de farinha de trigo:

Também lhe pode interessar: Bolo de trigo fofinho

Como fazer Bolo fofinho de farinha de trigo:

1

Separe as claras das gemas e coloque em recipientes separados. Bata as gemas com o açúcar e o óleo e, quando estes ingredientes estiverem bem misturados, coloque o leite e bata até misturar. Preaqueça o forno nos 200°C.

Dica: O preparo deste bolo será mais fácil e rápido se você bater os ingredientes com uma batedeira elétrica ou no liquidificador.

Receita de Bolo fofinho de farinha de trigo - Passo 1
2

Seguidamente bata as claras em neve - este passo é importante para conseguir claras com muito ar que deixam a massa do bolo de trigo fofinho e leve.

Dica: Neste passo as claras não ficam cremosas como merengue, elas deverão ficar com uma consistência de espuma firme, como na foto.

Receita de Bolo fofinho de farinha de trigo - Passo 2
3

Quando as claras estiverem firmes incorpore-as na mistura anterior, pouco a pouco, com movimentos envolventes para que não percam o ar. Para isso use uma espátula ou colher, não a batedeira nem o liquidificador.

Receita de Bolo fofinho de farinha de trigo - Passo 3
4

O passo seguinte deste bolo fácil e rápido é adicionar a farinha e o fermento peneirados e pouco a pouco. Não misture vigorosamente, apenas em movimentos envolventes para que a massa continue levinha. Para deixar o bolo mais saboroso você pode também colocar a raspa de limão ou a essência de baunilha.

Receita de Bolo fofinho de farinha de trigo - Passo 4
5

Baixe a temperatura do forno para 180ºC, coloque a massa do bolo de trigo simples numa forma untada e asse o bolo por 40-50 minutos - o tempo depende de cada forno por isso. Para evitar um bolo que murcha depois de assado não abra a porta do forno antes dos primeiros 30 minutos.

Receita de Bolo fofinho de farinha de trigo - Passo 5
6

Você saberá que bolo está pronto quando estiver crescido e douradinho, como na foto. Para conferir a consistência da massa faça o teste do palito. Retire o bolo do forno e deixe esfriar um pouco antes de desenformar.

Receita de Bolo fofinho de farinha de trigo - Passo 6
7

Depois desenforme o bolo de farinha de trigo fácil e rápido e deixe esfriar mais um pouco antes de cortar. Se quiser polvilhe açúcar de confeiteiro, decore com glacê ou coloque calda de laranja, assim o bolo ficará mais saboroso! Sirva com uma chávena de chá ou café e desfrute deste bolinho gostoso. Bom apetite!

Procurando mais receitas de bolo de trigo? Veja estas sugestões:

Receita de Bolo fofinho de farinha de trigo - Passo 7

Se você gostou da receita de Bolo fofinho de farinha de trigo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos simples.

Suba a sua foto de Receita de Bolo fofinho de farinha de trigo

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
helia
demais este bolo de trigo muito fácil e rápido! me lembra minha infância porque minha mãe fazia igualzinho!!! que delícia de memórias e delícia de receita
Sara Silva
Oi Helia, que bom que você gostou desta receita de bolo de trigo! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas sugestões 🙂
1 de 8
Receita de Bolo fofinho de farinha de trigo