Receita de Bolo frito de tapioca

Receita de Bolo frito de tapioca
Imagem: receitasabordochef.com.br

Diferente do biscoito de polvilho crocante, este bolo de goma frito super combina com café e tem consistência puxa-puxa. Ele é preparado de um jeito bem simples escaldando a goma de mandioca com leite fervente e fritando no óleo no formato desejado (o formato de trança, rosquinha e cobrinha são os mais comuns).

Algumas pessoas conhecem essa receita de bolo frito de tapioca como bolo de goma frito ou bolo frito piauiense. É uma preparação econômica e super prática de preparar e degustar com toda a família ou com convidados no lanche da tarde. Confira o passo a passo aqui no TudoReceitas e descubra como fazer bolinho frito de tapioca!

10 convidados 45m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, Frito, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Bolo frito de tapioca:
1

Para preparar esse bolinho de tapioca comece por misturar a goma de mandioca com o sal numa bacia.

Dica: Essa goma de mandioca é seca, diferente da goma de mandioca hidratada usada para fazer beiju ou tapioca na frigideira. Em algumas regiões do Brasil é conhecida como goma caroçuda nordestina ou tapioca de caroço.

2

Coloque o leite para ferver numa panela. Quando estiver fervendo jogue direto na bacia (sem deixar esfriar), para escaldar a goma, mexendo rapidamente com uma colher.

Dica: Quando a massa estiver menos quente, poderá colocar a mão para misturar.

Imagem: youtube.com (canal Lu Sousa)
3

Em seguida adicione o ovo batido e, se quiser, adicione o queijo também. Amasse e sove com a mão por uns 5 minutos, a goma vai se dissolvendo até virar uma massa bem lisinha e elástica, desgrudando da bacia e da mão.

Dica: Se a sua goma de mandioca não dissolver enquanto amassa e sova é porque não está usando a goma de mandioca correta para o preparo desta receita. Se a massa ficar muito seca e quebrando, adicione um pouco mais de leite ou água.

4

Em seguida, para fazer o bolinho frito, retire uma porção da massa e modele da forma que preferir: em cobrinha, em traça, rosquinha, etc. Faça isso com toda a massa e coloque num tabuleiro (não precisa untar).

Imagem: receitaesperta.com.br
5

Coloque o óleo numa panela e adicione o biscoito no óleo frio - isso é importante para o bolinho não encharcar nem espirrar. Leve ao fogo e deixe fritar até ficar crescido, douradinho e ligeiramente craquelado. Retire para um prato com papel absorvente.

Imagem: receitasabordochef.com.br
6

O seu bolo de tapioca frito está pronto! Acompanhe com um café e desfrute desta iguaria bem simples e gostosa.

Agora que você sabe como fazer bolinho de tapioca frito, deixe seu comentário abaixo e veja também estas receitas com goma:

  • Bolinho de goma simples
  • Biscoito de goma de tapioca
Imagem: receitasabordochef.com.br

Se você gostou da receita de Bolo frito de tapioca, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolinhos doces. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.