Receita de Bolo junino decorado

Receita de Bolo junino decorado
Imagem: bolosdaaline.blogspot.pt

O que seriam as Festas Juninas sem um bolinho para assinalar a ocasião? Bolo de pipoca, bolo de paçoca, bolo de milho... são muitas as opções, mas nesta receita do TudoReceitas ensinamos você a preparar um bolo junino decorado que vai roubar todas as atenções na mesa dos doces e receber muitos elogios! Quer comprovar? Confira abaixo o passo a passo deste delicioso bolo de iogurte com recheio de baba de moça e decoração de bombons que não vai deixar ninguém indiferente!

12 convidados 1h 30m Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Popular nas Festas Juninas, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
  • Para o bolo:
  • Para o recheio:
  • Para decorar:
Como fazer Bolo junino decorado:
1

Prepare seu bolo junino começando por separar as gemas das claras e bater as claras em neve até que fiquem bem consistentes, ou seja, que já não escorram da tigela.

2

Bata as gemas com o açúcar, acrescente o óleo e o iogurte e volte a bater. Quando estes ingredientes estiverem bem incorporados, acrescente a farinha peneirada e misture.

3

Por fim incorpore as claras delicadamente, para não perder o ar, e finalize com o fermento.

4

Coloque a massa deste bolo junino decorado numa forma redonda e enfarinhada sem furo central. Leve ao forno preaquecido a 180ºC e asse durante cerca de 40 minutos. Quando estiver pronto, retire e deixe esfriar.

5

Entretanto prepare o recheio de baba de moça: passe as gemas por uma peneira de forma a filtrar a película (responsável pelo gosto e cheiro de ovo nas sobremesas). Reserve.

Dica: Fure as gemas com um garfo e evite mexer, para que a película não escorra pela peneira.

6

Leve ao fogo alto uma panela com o açúcar e a água e mexa somente até envolver todo o açúcar na água. Sem mexer mais espere levantar fervura, depois baixe o fogo e deixe ferver por cerca de 15 minutos até engrossar em ponto de fio. Esse ponto é necessário para conseguir uma baba de moça na consistência certa.

Dica: Para saber se a calda de açúcar está em ponto de fio pegue um pouco com uma colher, despeje e um fio contínuo de calda deve se formar.

7

Adicione o leite de coco e misture na calda de açúcar. Depois junte o leite condensado e, por fim, as gemas peneiradas. Fique mexendo até a baba de moça caseira desgrudar do fundo da panela, em ponto de brigadeiro mole. Desligue, transfira para uma tigela e deixe esfriar.

8

Quando o bolo estiver frio, chega a hora de montar e decorar! Para isso corte o bolo ao meio, coloque metade do creme de baba de moça numa das metades, cubra com a outra e espalhe o restante creme sobre o bolo.

9

Em redor do bolo coloque as barritas de Kit-Kat e prenda com uma fita colorida. No topo espalhe os M&M's e finalize a decoração com bandeirolas de festas juninas e outros elementos a gosto. Está pronto para a festa seu bolo junino decorado!

Diga nos comentários o que você achou desta receita e complete o cardápio junino com estas sugestões:

  • Quentão de vinho para festa junina;
  • Cupcake para festa junina;
  • Rosquinhas juninas.

Bom apetite e divirta-se!

Dica: Use o creme de baba de moça para grudar as barritas de Kit-Kat no bolo.

Imagem: bolosdaaline.blogspot.pt

Se você gostou da receita de Bolo junino decorado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos decorados. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.