Receita de Bolo mané pelado

Receita de Bolo mané pelado

Já ouviu falar do bolo mané pelado? Também chamado de bolo de mandioca de tabuleiro, este bolo é uma iguaria sempre presente nas comemorações juninas do estado de Goiás e arredores! O mané pelado tradicional não leva leite de coco nem leite condensado nos ingredientes, ele é feito com massa de mandioca, açúcar, ovos, leite comum, queijo ralado, coco ralado e manteiga.

O toque salgado do queijo e a textura crocante e o sabor adocicado do coco fazem desta receita de bolo mané pelado um bolo para lá de especial, irresistível sobretudo para quem gosta de bolos úmidos! Quer aprender a fazer este bolo de mandioca da roça? Continue aqui no TudoReceitas e confira o passo a passo abaixo!

6 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Popular nas Festas Juninas, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Bolo mané pelado:
1

Coloque todos os ingredientes numa bacia grande: a massa de mandioca, o açúcar, o leite, o queijo, o coco, a manteiga, os ovos e o sal. Misture muito bem com uma colher, espátula ou com a batedeira.

Dica: A massa de mandioca é o resultado de mandioca crua e ralada ou processada. Em alguns mercados você já encontra esse produto pronto.

2

O resultado será uma massa cremosa e com pouca liga entre os ingredientes (com aspeto talhado), mas não se preocupe porque dará certo! Coloque numa forma de aproximadamente 20 x 30 cm untada com manteiga.

Dica: Nesta receita não vai fermento nem bicarbonato.

3

Leve o bolo mané pelado para assar no forno preaquecido a 180ºC por 40 minutos ou até ficar douradinho em cima. Depois retire e deixe esfriar completamente antes de cortar.

Dica: O bolo não cresce no forno porque a sua consistência é úmida e cremosa.

4

Depois disso está pronto este delicioso bolo de mandioca cremoso! Corte pedaços e sirva acompanhado com um café fresquinho. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas de bolos cremosos? Veja como fazer:

  • Bolo cremoso de cenoura
  • Bolo de fubá cremoso com queijo
  • Bolo de cocada cremosa

Se você gostou da receita de Bolo mané pelado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos simples. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.