Receita de Bolo natalino alemão

Receita de Bolo natalino alemão
Imagem: prezi.com

E se, neste Natal, servir à mesa uma receita de Natal internacional? Esta é uma ótima forma de surpreender e quebrar um pouco o cardápio de Natal tradicional. Nossa sugestão no TudoReceitas.com é que prepare este delicioso bolo natalino alemão, stollen/christstollen. Ele é semelhante ao bolo de reis mas com formato diferente. Confira abaixo os ingredientes e preparo!

6 convidados 4h Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Natal, No forno, Receitas da Alemanha
Ingredientes:
  • Para a cobertura:
Como fazer Bolo natalino alemão:
1

Para fazer o bolo de Natal alemão comece por preparar o fermento caseiro. Para isso peneire a farinha para uma tigela grande, abra um buraco no meio e coloque aí o leite, um pouco de açúcar e o fermento desfeito com as mãos. Misture, cubra e deixe descansar por 20 minutos.

Imagem: fotografandoamesa.com.br
2

Enquanto isso coloque as frutas macerando, ou seja, coloque as uvas-passas, as amêndoas e as frutas cristalizadas em uma tigela e cubra com o rum. Deixe ficar enquanto prepara os passos seguintes.

Imagem: palomadelarica.com
3

Após os 20 minutos indicados transfira a massa para a batedeira e adicione-lhe o restante açúcar, os ovos, o interior da fava de baunilha (opcional), a casca de limão, o sal e a manteiga. Bata tudo muito bem.

Imagem: yumyumpgh.com
4

Adicione as frutas à massa e volte a bater, somente para incorporar. Modele em forma de bola, coloque em uma tigela untada e enfarinha e deixe descansar por mais 30 minutos.

Imagem: aehrelichgesagt.blogspot.pt
5

Em seguida modele a massa do stollen no formato original: abra em forma de retângulo numa superfície untada, enrole em rocambole uma das metades e alise, para ficar perfeitinho. Coloque na assadeira e deixe descansar por mais 20 minutos.

Imagem: 101sweetpastry.com
6

Neste momento seu christstollen deverá estar bem crescido! Certifique-se de que mantém o formato original (se for necessário pressione com as mãos de forma a criar o desnível na massa) e leve a assar no forno preaquecido a 200ºC por 1h ou 1h e 20 minutos.

Imagem: weekendbakery.com
7

Depois de retirar do forno, pincele a manteiga sobre a massa e polvilhe uma grossa camada de açúcar de confeiteiro. Seu bolo de Natal alemão está pronto! Sirva na ceia de Natal acompanhado de vinho quente, e bom apetite!

Se gostou desta receita confira também como fazer torta de nozes para o Natal, pudim de Natal inglês e bolo de Natal húngaro. Bom apetite e feliz Natal!

Imagem: prezi.com

Se você gostou da receita de Bolo natalino alemão, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos recheados. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas alemãs.