Receita de Bolo natalino decorado

Receita de Bolo natalino decorado

Já estamos em clima de Natal aqui no TudoReceitas e vamos te ensinar a fazer um delicioso bolo de laranja com glacê festivo para servir na sua ceia de Natal! Mas não é qualquer bolo de laranja: é um bolo de laranja natalino decorado!

Mas ó, fique tranquilo: para decorar esse bolo natalino não será preciso nenhum tipo de super habilidade na confeitaria. Usando enfeites simples (folhas, confeitos de açúcar e laço de tecido vermelho) vamos transformar um simples bolo em uma simpática guirlanda de Natal.

Esse bolo natalino decorado com certeza será o destaque da sua mesa! Confira o passo a passo com fotos abaixo e faça logo para deixar sua ceia de Natal ainda mais mágica.

6 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receitas de Natal, No forno
Ingredientes:
  • Bolo de laranja:
  • Glacê:
Como fazer Bolo natalino decorado:
1

Separe os ingredientes do bolo. Os ovos devem estar em temperatura ambiente. Descasque as laranjas e retire as pele e o miolo branco.

Dica: Retirar a parte branca dos gomos de laranja é importante para o bolo não ficar com travo amargo.

2

Comece batendo no liquidificador os ovos, o óleo e as laranjas até virar uma mistura homogênea. Reserve.

3

Agora misture os ingredientes secos passando por uma peneira: farinha, açúcar, fermento e sal.

4

Despeje a mistura de laranja que batemos no liquidificador nos ingredientes secos e misture delicadamente com um batedor de arame.

5

Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca 40 minutos. Nossa forma mede 23cm de diâmetro e 10cm de altura.

Dica: Não abra o forno antes do bolo cumprir 30 minutos assando, para evitar que ele murche e fique solado.

6

Faça o teste do palito para confirmar que seu bolo de laranja fofinho está pronto.Depois deixe o bolo esfriar completamente antes de seguir para a próxima etapa.

7

Separe os ingredientes do glacê.

Dica: É importante usar açúcar de confeiteiro em vez de outros tipos de açúcar porque ele se dissolve mais facilmente, formando um glacê lisinho!

8

Coloque todos os ingredientes do glacê na panela e leve ao fogo baixo (precisa ser fogo baixo!). Misture bem e, quando a manteiga derreter, conte 1 minuto mexendo sem parar. Desligue o fogo.

9

Seja rápido nesta etapa porque o glacê endurece muito rápido: assim que desligar o fogo, despeje a calda por cima do bolo (lembrando que o bolo já deve estar frio). Essa cobertura vai ficar bem durinha no formato que escorrer no bolo.

10

Vamos para a decoração desse bolo natalino que será super simples: separe os ramos escolhidos (eu usei a renda portuguesa - que não é comestível - mas você também pode usar outros tipos de plantas como as aromáticas hortelã, alecrim, manjericão e etc) e confeitos dourados - esses são feitos de açúcar e fáceis de encontrar em qualquer loja de artigos de festa.

Dica: Lave e seque muito bem as folhas antes de colocá-las por cima do bolo!

11

Distribua as folhas ao redor do bolo formando uma guirlanda. Espalhe os confeitos dourados de açúcar para enfeitar.

Dica: Na hora de servir o bolo, tire os ramos pois eles não são comestíveis, servem apenas de decoração.

12

Se desejar, finalize com um laço de tecido vermelho.

Dica: Esse é um laço de tecido comum e não é comestível, então lembre-se de também tirá-lo quando for servir o bolo.

13

Seu bolo natalino decorado está pronto! Capriche na toalha, coloque mais alguns enfeites natalinos na mesa e sirva esse bolo de laranja fofinho como sobremesa na sua ceia de Natal!

14

E sobre o bolo de laranja caseiro... a foto já diz tudo: super fofinho e saboroso! Tenho certeza que vocês vão adorar! Prepare na sua casa também e conte pra gente o que achou dessa receita de bolo de Natal!

Complete seu cardápio de doces de Natal com estas receitas:

  • Pavê de abacaxi com chocolate
  • Sobremesa de Natal gelada
  • Babka de chocolate
15

Assista o preparo deste bolo de laranja festivo também em vídeo!

Se você gostou da receita de Bolo natalino decorado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos decorados.