Receita de Bolo que não vai ovo

Receita de Bolo que não vai ovo

Esta receita de bolo sem ovo é perfeito para quando você não tem ovos em casa ou para quem passa mal com o cheiro e gosto de ovo. Ao usar todos os ingredientes indicados o resultado é um bolo fofinho e ligeiramente úmido que ninguém diria que foi preparado sem ovo!

Quer experimentar? Preste atenção ao passo a passo em fotos desta receita de bolo que não vai ovo que compartilho aqui no TudoReceitas e prepare logo para o seu café da manhã ou lanche!

8 convidados 45m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
Como fazer Bolo que não vai ovo:
1

Preaqueça o forno nos 200ºC (forno alto) e coloque numa tigela ou no liquidificador o óleo, o açúcar e a manteiga. Bata bastante até desfazer os grãos de açúcar. Acrescente o leite, sempre mexendo bem até misturar tudo.

Dica: use leite também em temperatura ambiente, para não comprometer a estrutura da massa no momento de assar.

2

Acrescente aos poucos o trigo e o sal e continue mexendo até observar que a massa está bem homogênea. Isso é importante para que esta receita de bolo que não vai ovo fique sem grumos de farinha. Por fim coloque o fermento e mexa somente até misturar.

Dica: para garantir um bolo sem grumos e de massa leve peneire o trigo antes de adicionar na tigela.

3

Para conseguir um bolo de trigo sem ovo ainda mais gostoso, separe um pouco dessa massa (metade ou 1/3) para outro recipiente e misture nela o chocolate ou cacau em pó, mexendo bem até incorporar.

Dica: peneire o chocolate ou cacau antes de adicionar na massa, para evitar grumos.

4

Unta uma forma do bolo com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Na forma coloque metade da massa sem chocolate/cacau, depois acrescente a massa com chocolate/cacau e cubra com a massa restante. Coloque assando no forno a 180ºC por 30-35 minutos.

5

Passado esse tempo, confira o ponto deste bolo fofinho sem ovo fazendo o teste do palito: afunde um palito de dente no centro do bolo, retire e observe: se o palito sair limpo, o bolo está pronto; se palito sair com pedaços de massa, asse o bolo por mais alguns minutos (10 a 15 minutos).

6

A massa deste bolo que não vai ovo fica maravilhosa, bem fofinha, por isso não deixe de experimentar e dizer nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas de bolos sem ovo? Confira estas sugestões:

  • Bolo para alérgicos a leite e ovo
  • Bolo de laranja sem ovo
  • Bolo sem glúten, sem lactose e sem ovo

Se você gostou da receita de Bolo que não vai ovo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos simples.

O que acontece se não colocar ovo no bolo?

Parece surpreende conseguir um bolo fofo sem ovo? Na verdade isso é possível e existem várias receitas de bolos sem ovos, sobretudo receitas vegetarianas e veganas que dão muito certo. Claro que a textura do bolo fica um pouco diferente mas, para perceber o que acontece se não colocar ovo no bolo, conheça a função do ovo no bolo:

  • Por conter lecitina, o ovo é um emulsificante natural que ajuda a dar liga entre todos os ingredientes de um bolo, mantendo-os unidos. Por isso, sua principal função no bolo é dar estrutura e firmeza à massa. Além disso, os ovos também proporcionam umidade e leveza no bolo, sobretudo se a clara de ovo for batida em neve, pois agrega ar à massa, deixando o bolo mais crescido e fofinho.

Então, o que acontece se não colocar ovo no bolo? Nesse caso o resultado poderá ser um bolo sem muita liga, que esmigalha facilmente ao ser fatiado. Porém, dependendo dos demais ingredientes usados na receita e do modo como eles são batidos, é possível conseguir um bolo simples fofinho sem ovo, como esse que compartilhamos na receita acima. Experimente e diga nos comentários o que você achou!