Receita de Bolo russo gelado

Receita de Bolo russo gelado

Pense num bolo macio e fofinho recheado com creme suave e com uma leve crocância. Este bolo russo gelado é assim mesmo! A receita de bolo russo original é preparada com bolo pão de ló. Mas, neste caso, decidi fazer uma versão de bolo sem glúten e, por isso, substituí a farinha de trigo por farinha de amêndoa. O recheio é de creme russo, bem fácil de fazer com manteiga, leite, açúcar, amido de milho gema de ovo e, para uma crocância e sabor deliciosos, vai avelã picada também.

Já ficou salivando e com vontade de saber como fazer bolo russo gelado? Continue aqui no TudoReceitas porque vamos compartilhar com você a receita de bolo russo gelado de farinha de amêndoas passo a passo em fotos.

6 convidados 45m Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno
Ingredientes:
  • Para o bolo russo:
  • Para o recheio:
Como fazer Bolo russo gelado:
1

Primeiramente ligue o forno nos 180ºC. Num bowl coloque a farinha de amêndoas e misture com o açúcar. Noutro bowl bata as claras de ovo em neve e incorpore na mistura de amêndoas e açúcar, incorporando bem delicadamente, para não perder o ar.

Dica: Você conseguirá bater as claras mais facilmente se colocar uma pitada de sal ou algumas gotas de limão nelas.

2

Coloque uma folha de papel vegetal num tabuleiro de forno e espalhe a massa nele, usando uma espátula ou colher, para que fique bem homogênea. Leve para assar nos 180ºC durante 8-10 minutos ou até começar a dourar. Depois retire a massa do forno e deixe esfriar.

Dica: Use um tabuleiro de forno de aproximadamente 45 x 30 cm.

3

Em seguida prepare o recheio de creme russo: numa panela fora do fogo misture muito bem o leite com as gemas, o açúcar e o amido de milho, até que não restem grumos.

Dica: Passe as gemas de ovo por uma peneira, de forma a filtrar a película delas. Dessa forma você consegue reduzir o cheiro e gosto de ovo.

4

Leve então ao fogo médio e fique mexendo, de preferência com um fouet, até a mistura começar a espessar. Coloque a manteiga picada e mexa até se dissolver no creme. Por fim coloque as avelãs e misture para incorporar. Desligue o fogo e deixe esfriar.

5

Para montar o bolo russo corte a massa assada em duas metades iguais, como na foto.

6

Numa das metades de massa de bolo espalhe o creme de bolo russo e cubra ele com a outra metade de bolo. Reserve na geladeira por 1-2 horas, para servir geladinho.

Dica: Este bolo não precisa de calda porque a massa é bem fininha e ficará úmida com o próprio recheio.

7

Na hora de servir este bolo com farinha de amêndoa polvilhe açúcar de confeiteiro em todo ele e está pronto! Sirva acompanhando com um café ou café gostoso e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de bolo com farinha de amêndoa? Confira estas sugestões:

  • Bolo com farinha de amêndoas simples
  • Bolo com farinha de amêndoas low carb
  • Bolo de amêndoas low carb

Se você gostou da receita de Bolo russo gelado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos recheados.