Receita de Bolo sem fermento

Receita de Bolo sem fermento

"Não tenho fermento, mas quero fazer bolo": com certeza isso já aconteceu com você! E sim, é possível fazer bolo sem fermento e mesmo assim conseguir um bolo crescido e fofinho. No TudoReceitas compartilhamos o truque que vai revolucionar sua cozinha!

O fermento é uma levedura química composta por bicarbonato de sódio, amido e uma parte ácida e é usado na confeitaria para fazer a massa de bolo crescer. Mas se, o fermento acabou, há solução para fazer um bom bolo sem fermento: basta substituir o fermento por bicarbonato de sódio e o resultado será igualmente gostoso!

Continue aqui no TudoReceitas e descubra como fazer bolo com bicarbonato de sódio, um bolo sem fermento (e, neste caso, sem lactose também), que com certeza vai surpreender você!

8 convidados 45m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, No forno
Ingredientes:
  • Para a calda (opcional):
Como fazer Bolo sem fermento:
1

O primeiro passo desta receita de bolo sem fermento é separar as gemas das claras e bater as gemas de ovo com o açúcar. Bata muito bem, com a batedeira ou um fouet, até dissolver os grãos de açúcar.

2

Acrescente os restantes ingredientes (com exceção das claras de ovo) e misture manualmente até ficar homogêneo. Deixe repousar por 1-2 minutos, assim o bicarbonato de sódio vai ativar e fazer o bolo crescer mais!

Dica: peneire a farinha para evitar que se formem grumos na massa de bolo. O suco de limão é imprescindível nesta receita de bolo sem fermento, se não tiver pode substituir por 1 colher de sopa de vinagre branco ou de sidra.

3

Bata as claras em neve na batedeira até ficarem bem firmes. Depois incorpore-as delicadamente na massa, em movimentos circulares de baixo para cima, para evitar que percam o ar. Assim você consegue um bolo em fermento que não murcha.

4

Com cuidado, transfira a massa deste bolo caseiro para uma forma de bolo untada e enfarinhada. Leve para assar no forno preaquecido a 180ºC por 30-40 minutos, ou até o palito sair limpo. Retire e deixe esfriar desenformado.

Dica: aconselhamos usar uma forma com buraco no centro, assim o bolo cozinhará mais rapidamente e sem ficar cru no centro.

5

Em seguida, se quiser prepare a calda (glacê de açúcar e limão), que irá tornar o bolo ainda mais gostoso e apetitoso! Para isso simplesmente misture o açúcar de confeiteiro com o suco de limão até obter uma mistura espessa (poderá ser necessário acrescentar um pouco mais de suco de limão).

Dica: esta calda precisa ser feita com açúcar de confeiteiro porque ele é o tipo de açúcar que dissolve mais facilmente. Se você não tiver, processe açúcar cristal ou refinado no liquidificador até virar pó.

6

Verta a calda de açúcar e limão sobre o bolojá esfriado e pode servir! Garantimos que este é um bolo sem leite e sem fermento que vai agradar a toda a família, por isso experimente e suba foto do seu bolo nos comentários. Bom apetite!

Confira também como fazer estes bolos especiais:

  • Bolo sem farinha
  • Bolo sem manteiga
  • Bolo de fubá sem ovos

Se você gostou da receita de Bolo sem fermento, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos simples.