Receita de Bolo sem manteiga

Receita de Bolo sem manteiga

Procurando como substituir manteiga nos bolos ou como substituir margarina no bolo? Simplesmente prepare um bolo sem manteiga! Neste caso o substituto é o óleo, que deixa o bolo fofinho por mais tempo, mesmo na geladeira. Este bolo simples é um dos mais versáteis que você pode preparar. Não apenas por ser fácil e econômico, mas também porque você pode acrescentar outros ingredientes a gosto para incrementar o sabor: essência de baunilha, raspas de laranja, calda de açúcar e cobertura de chocolate são algumas das opções, qual delas a mais gostosa? Descubra como fazer esta receita de bolo sem manteiga fofinho e gostoso com o nosso passo a passo aqui no TudoReceitas e surpreenda-se!

10 convidados 45m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Comece por separar as claras das gemas e pré-aquecer o forno a 180°C.

2

Em seguida, bata as claras até ponto de neve na batedeira, isto é, até ficarem consistentes e sem escorrer na tigela.

3

Em seguida coloque o açúcar e as gemas dentro de uma tigela e bata muito bem até virar um creme suave.

Dica: Este passo é importante para que o bolo sem manteiga fique fofinho.

4

Pouco a pouco adicione a farinha, o leite e o óleo alternadamente no creme de gemas e açúcar, enquanto mistura muito bem. Incorpore as claras em neve, com cuidado para que não percam o ar, e por fim o fermento em pó.

5

Coloque a massa em uma forma de bolo (redonda ou retangular) untada e enfarinhada. Leve ao forno a 180ºC por 45 minutos aproximadamente. Para saber se o bolo está pronto, faça o teste do palito.

6

Deixe o bolinho esfriar e desenforme. Seu bolo sem manteiga está pronto a servir! Pode servir assim simples ou decorar a gosto. Bom apetite e escreva nos comentários o que você achou desta sugestão.

Procurando mais receitas de bolo fácil e gostoso sem manteiga? Confira estas:

  • Pão de ló de água;
  • Bolo de abóbora com coco;
  • Bolo de iogurte fofíssimo de liquidificador.

Se você gostou da receita de Bolo sem manteiga, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos simples.

Posso substituir manteiga por óleo no bolo?

Esta é uma dúvida que surge sobretudo quando estamos na cozinha, queremos preparar um bolo feito com manteiga mas nos damos conta que não temos esse ingrediente em casa, certo? No entanto não é esse o único caso: fazer bolo sem manteiga é válido também para quem sofre de intolerância à lactose e pode apenas consumir bolos sem leite, sem manteiga e sem iogurte.

Qual a função da manteiga no bolo?

O sucesso de uma receita de bolo depende sobretudo dos ingredientes e quantidades usadas, pois cada ingrediente tem um papel importante a desempenhar na estrutura e sabor dos bolos. No caso da manteiga, que neste caso se encontra na mesma categoria que a margarina e o óleo, é responsável por conferir sabor, ajudar a reter o ar na massa (importante para conseguir um bolo fofinho e crescido) e, em conjunto com a lecitina presente na gema do ovo (que é um emulsificante), ajuda também a reter água na massa, o que aumenta a durabilidade do bolo1.

Posso substituir manteiga por óleo no bolo?

Regra geral sim, tem como substituir a manteiga no bolo por óleo e conseguir um bolo gostoso, sobretudo se a receita indicar para usar manteiga derretida. A exceção são bolos que indicam especificamente para usar manteiga gelada, porque nesse caso o óleo não vai dar a liga que se pretende. A fórmula para substituir manteiga ou margarina por óleo nos bolos é a seguinte: 100 g de manteiga podem ser substituídos por cerca de 1/2 xícara de óleo2.

Referências
  1. https://comendobem.wordpress.com/2010/09/27/dica-crie-suas-proprias-receitas-de-bolo/